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DIRETORIA DE ENSINO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
PLANO DE ENSINO - 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL – AGRUPAMENTO: MINI GRUPO I (Ano nascimento: 2012)
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ANO:
2015
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ÁREA DO
CONHECIMENTO/CAMPO(S) DE EXPERIÊNCIA(S):
·
Experiências voltadas ao conhecimento
e cuidado de si, do outro, do ambiente;
·
Experiências de brincar e imaginar;
·
Experiências de exploração das
diversas linguagens: corporal, verbal e artísticas;
·
Experiências de exploração da
natureza e da cultura;
·
Experiências de apropriação do conhecimento
matemático.
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PROFESSORAS:
Manhã: Ana Maria de Oliveira / Ana Maria Januário/Iracema
Rodrigues de Almeida/Sandra Ap. Sylvestre da Cruz Santos/ Vania Alves de
Araujo Tini/Livia Pontes Silva
Tarde: Marine
Batista Bastos/Marina Mondevaim
Teotônio/ Cristina Sossai/Regina aparecida Geraldo
Vanessa Vigiane de Menezes/Zoraide Aparecida Almeida cesar
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METAS
DA U.E.:
Possibilitar
oportunidades às crianças para exploração do espaço, das múltiplas
linguagens, do corpo, do ambiente natural, cultural e social, oferecendo
condições que propiciem e estimulem o desenvolvimento da linguagem
oral/verbal, de forma integral e harmoniosa. Garantir que 100% das crianças
tenham acesso às atividades envolvendo os diferentes campos de experiências.
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METAS
DA U.E. para o ano de 2015:
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METAS
DE SME:
Construir
um currículo integrador para a
Primeira Infância: por uma ideia de Educação Básica com uma proposta
pedagógica integrada e contextualizada no tempo e espaço da Unidade Escolar
que considere a concepção da criança e da Infância, a organização
espaçotemporal, a valorização do brincar, do lúdico e da imaginação. Numa
integração entre vida, cultura, cidade e escola, experiência e aprendizagem.
Destacando experiência inteira e socialmente competente da educação das infâncias.
Ampliar e qualificar o atendimento na educação
infantil em todas as escolas priorizando em seus Projetos Pedagógicos e
implementando as expectativas de aprendizagem contidas nas Orientações
Curriculares.
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Crianças
com necessidades especiais:
Neste
ano letivo, até a presente data, não temos alunos com diagnóstico de
necessidades especiais.
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Idade
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QUAIS
AS NECESSIDADES E DECORRENTES CUIDADOS?
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DIAGNÓSTICO DO ANO/SALA:
3 A/B
Nosso
grupo é composto por dezoito crianças, sendo onze meninos e sete meninas, das
dezoito crianças nove já frequentavam o CEI, sendo que somente uma criança
necessita de maiores cuidados, por ser muito dependente. São crianças
curiosas e amorosas, o desenvolvimento
individual de cada criança é de suma importância, as atividades são elaboradas de acordo com
a faixa etária atendida. A turma gosta de atividades de narração de histórias
e são muito participativas e também
apreciam momentos de cantar músicas
com gestos, gostam de rasgar papeis, de desenhar, manusear livros e revistas.
Apropriam-se de diversos temas,
constituindo um conjunto de saberes sobre o mundo que vão se integrando a sua
vida cotidiana.
3 C/D
É
uma sala mista com 18 crianças sendo
10 meninas e 8 meninos, todos nascidos
em 2012 e completarão 3 anos até o mês de julho de 2015. Algumas crianças já
frequentaram o CEI e outras estão vivenciando sua primeira experiência
escolar. São Crianças saudáveis e inteligentes vivenciando uma fase de
adaptação da rotina escolar do CEI. Algumas estão no desfralde. As atividades
são elaboradas de acordo com a faixa etária e através do projeto de arte e
matemática que valorize situações do
cotidiano das crianças.
3
E/F
Nosso
grupo de crianças é heterogêneo, alguns já eram alunos do CEI, outros estão
tendo sua primeira experiência escolar. A turma é composta por 18 alunos,
sendo 08 meninos e 10 meninas, com faixa etária de aproximadamente 2 anos.
Recebemos muitas crianças ainda em processo de desfralde (7 que ainda usam
fraldas, 5 em processo e 6 desfraldados). Pudemos observar, neste período,
que são crianças bem ativas. Neste primeiro mês foram realizados observações
e diagnósticos dos alunos, que demonstraram imaturidade, falta de
concentração, pouca independência, somente 2 já estão bem desenvolvidos
nestes aspectos. Quanto a alimentação estão com dificuldade de se adaptar ao
cardápio, provavelmente por estarem acostumados em casa com mamadeiras,
demonstram também não terem autonomia com manuseio de talheres, necessitam de
incentivo. Alguns usam a linguagem
oral para se comunicar de maneira clara, muitos ainda não. Possuem destreza
ao caminhar, correr, saltar e subir, porém necessitam de incentivo para
participar das atividades propostas. Algumas crianças ainda não se socializam
com o ambiente escolar e quem faz parte dele. Temos crianças que são de
famílias estrangeiras e outros que faltaram muito no início do ano letivo por
problemas de saúde. Nesta faixa etária as crianças são curiosas, ativas,
carismáticas e investigativas; apropriam-se de diversos temas construindo um
conjunto de saberes sobre o mundo, partindo de um todo e se integrando a sua
vida cotidiana. Para que isso ocorra de forma tranquila é necessário que o
professor reúna temas pertinentes ao mundo social e natural de forma
integrada, respeitando suas especificidades. Para melhor atender as crianças,
uma rotina foi elaborada para organizar tempos e espaços.
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO: (Quais os instrumentos didáticos que foram usados para a
avaliação dos alunos?)
Registros durante as atividades aplicadas no início do ano letivo,
mediante observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no
desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.
OBJETIVOS GERAIS PARA MGI EM 2015:
Experienciar
os diferentes campos de aprendizagem: cuidado de si, do outro e do ambiente,
brincar e imaginar, linguagem corporal e verbal, natureza e cultura,
conhecimento matemático e linguagens artísticas. Nessa fase, visamos o
desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema
corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da
coordenação viso-motor, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como
forma de comunicação. Garantir à criança acesso aos processos de apropriação,
renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes
linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à
confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à
interação com outras crianças. Formar pessoas
capazes de elaborar seu próprio conhecimento, pensar por si mesmas, fazer
escolhas e atuar na transformação da sociedade.
Que
as nossas crianças possam:
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Deverá
ser realizado 1 projeto durante este ano:
PROJETO:
TEMA DO PROJETO: Artes e Matemática
aliadas para a melhoria no processo ensino-aprendizagem
PERÍODO: Anual
PRODUTO FINAL: 3 Quadros de Matizes das Cores,
painel com figuras geométricas e coral.
Introdução:
A
Lei de Diretrizes
e Bases da Educação 9.394/96 permitiu que a educação infantil fosse
inserida no ciclo básico abrindo espaço na esfera educacional privilegiando
vários campos de experiências; da mesma forma a arte abriu caminho neste
espaço pioneiro, uma vez que ela exerce uma tarefa essencial nesta esfera
educacional, englobando os fatores do conhecimento, da sensibilidade e da
cultura.
Segundo
os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens:
dança, artes visuais, teatro e música. As diferentes manifestações culturais
merecem ser analisadas como resultado de um conjunto de valores e uma maneira
de os seres humanos interagirem com o mundo em que vivem.
Para o RCNEI, as crianças desde o nascimento estão imersas
no mundo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. A primeira infância é um período de
descobertas e construção de conhecimentos em todas as áreas, e a matemática
tem enorme relevância para as crianças, pois está presente em vários momentos
de suas vidas, não de maneira formalizada, mas lúdica e em situações–problema
cotidianas. Na educação infantil a matemática merece atenção especial,
devendo ser trabalhada desde a mais tenra idade, de modo a ser significativa
às crianças, evitando o fracasso posterior nessa disciplina. Para que ocorra
uma aprendizagem significativa para as crianças, na educação infantil, é
necessária uma reflexão de como e o que a criança aprende em Matemática e por
que algumas têm dificuldade. A sala de aula deve ser propícia ao conhecimento
Lógico-Matemático tomando como base o Referencial Nacional Curricular, como
por exemplo, na formação da noção de número, classificação e seriação, essas
noções podem ser trabalhadas explorando-se o vestuário
(calça
comprida ou curta; roupa pequena, média ou grande; tecidos fino, grossos,
leves, etc. ),
as características físicas dos alunos e o número de pessoas
que compõem cada família; noções de medida, gráficos, localização, espaço e
forma, jogos entre outros temas, sempre levando em conta as vivências das
crianças. O vocabulário matemático ainda é pouco utilizado na educação
infantil e pode ser trabalhado por meio e
em conjunto com as artes, pois, praticar arte é praticar matemática de uma
forma mais intuitiva e lúdica.
Justificativa:
Mediante diagnósticos realizados nos Mini-Grupos I, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, pensando na realidade de nossos alunos. Almejamos que cada criança torne-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos, respeitando a natureza, vivenciando o fazer artístico e matemático como expressão de sentimentos e aprendizagem.
O projeto “Artes e Matemática
aliadas para a melhoria no processo ensino-aprendizagem” surgiu da nossa reflexão sobre como introduzir a matemática
no cotidiano das crianças permeado pelas artes, trabalhando estratégias lúdicas e prazerosas, permitindo que os alunos sejam
os protagonistas da construção deste projeto.
Na faixa etária
do Mini I é importante propiciar à criança a visualização,
exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o
universo das cores, formas, texturas e sons, possibilitando aos alunos
identificá-las. As cores e sons também são importantes para que possamos
expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas utilizando
linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro, etc.). São
elementos que têm significados diferentes para diferentes culturas e sua
análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades. Unindo artes e
matemática o educador pode procurar selecionar para as crianças
músicas que intencionalmente veiculem séries numéricas. Pode propor circuitos
de movimento que promovam a aproximação global. Com isso, as crianças começam
a entender a complexidade dos conteúdos. Neste ano temos grupos mistos, como
já descrita no diagnóstico da sala, por esse motivo o projeto foi elaborado
de modo a atender os diferentes alunos e as diversas culturas. As
cores, os sons, as formas, os números, pesos, medidas e texturas estão presentes
em tudo que nos cerca; estímulos com o contato dessas linguagens contribuem
para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala,
audição, entre outras funções.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
ObjetivoGeral:
O
objetivo deste projeto na Educação Infantil não é a formação de futuros
artistas ou matemáticos; mas o enriquecimento da criança e seu nível
cultural, que a permitirá um desenvolvimento no seu todo; a experiência do
aluno e o saber trazido de fora da escola são considerados importantes e o
professor deve fazer a intermediação entre eles, abrangendo todos os campos
de experiências permeados por todas as modalidades organizativas.
1) Objetivos de ensino:
Ampliar o conhecimento de mundo que
possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas possibilidades
de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
produzindo arte em conjunto com a matemática, utilizando para isso, a
linguagem do desenho, pintura, modelagem, colagem, construção, música, jogos,
criar e reproduzir, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção, criação, expressão e interação.
Música: que as crianças adquiram expressão própria no canto
desenvolvendo a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo,
espaço, tempo e harmonia; desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva,
percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de
improvisações, composições e interpretações musicais, adquirindo, por meio
das canções o conhecimento matemático.
Artes Visuais: que as crianças estabeleçam relações entre a matemática e
as expressões artísticas; que se interessem pelas próprias produções, pelas
de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos
de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da
colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção e criação; que desenvolvam a habilidade de
discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
Matemática:Estabelecer
aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como
contagem, relações espaciais etc. Fazer contagens orais e as noções espaciais como
ferramentas necessárias no seu cotidiano; ter confiança em suas próprias
estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas,
utilizando seus conhecimentos prévios.
1) Objetivos
de ensino:
·
Proporcionar atividades variadas
realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que
sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;
·
Reconhecer em seres, objetos e
paisagens naturais e artificiais características expressivas das artes
visuais e musicais;
·
Experimentar, selecionar e utilizar diversos
suportes, materiais e técnicas artísticas;
·
Manipular objetos e explorar espaços
variados a fim de conhecer sua forma, textura, temperatura, dimensão etc.,
interessando-se em agir sobre eles;
·
Criar diferentes gestos com base em
danças vivenciadas, compreendendo a possibilidade de transformação da
expressão corporal;
·
Improvisar cenas teatrais com os
colegas, integrando-se com eles, sabendo ouvir e esperar a hora de falar;
2)Objetivos de
aprendizagem
Música/Matemática:
·
Ouvir obras de diferentes gêneros musicais,
épocas, estilos e culturas;
·
Ter oportunidades de ouvir e brincar com músicas
e rimas em jogos cantados;
·
Escutar atentamente;
·
Descobrir possibilidades sonoras com todo
material acessível;
·
Desenvolver memória musical;
·
Explorar vários ritmos musicais existentes nas
regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
·
Expressar-se através da música e conhecer
diferentes sons;
·
Apreciar som e silêncio
·
Participar de brincadeiras musicais e
a relacionar a música com a expressão corporal e a dança;
·
Identificar sons da natureza;
·
Ampliar seu repertório de músicas e
canções, brinquedos de roda, jogos musicais, parlendas e trava línguas dando
ênfase ao conteúdo matemático, ;
·
Assumir uma determinada personagem
nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na dramatização de histórias conhecidas, com utilização ou não de
máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.
·
Cantar,
sozinhas ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem;
Artes/Matemática:
·
Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens
a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem
das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, volume, textura, etc.);
·
Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis,
lápis, giz de cera, tintas, álcool, etc.);
·
Conhecer as tintas, inclusive as naturais;
·
Exploração
de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede
(azulejo), chão, etc.;
·
Expressar-se livremente;
·
Desenhar espontaneamente;
·
Expressar vivências;
·
Observar formas geométricas;
·
Adquirir hábitos de observação, limpeza e
ordem;
·
Interessar-se pelas próprias produções e dos
colegas;
·
Conhecer diferentes produções artísticas;
·
Valorizar e apreciar a produção de arte no
geral.
·
Brincar
com teatros de fantoches e dedoches;
·
Manuseio e rasgadura de papéis de
diversas texturas;
·
Brincar com fantasias;
·
Modelagem de massinha, caseira ou
industrializada, criando
misturas;
·
Observação de figuras variadas;
·
Grafismo;
·
Pintura Corporal (arte
contemporânea);
·
Desenho criativo e dirigido;
·
Recorte e colagem;
·
Carimbos, utilização de naturais e
industrializados;
·
Envolver em situações em que se
comportem como “espectadores”;
·
Ter acesso a diferentes manifestações
no campo visual: desenho, pintura, fotografia, artesanato etc.;
·
Constituir um repertório de imagens de referência
e aprender a reconhecê-las na ilustração de livros, em cartazes fixados na
parede, etc.;
·
Aprender a utilizar diferentes
ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais
para desenhar.;
·
Explorar formas planas e considerar suas
relações com os espaços.
·
Aprender a usar diferentes materiais
e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes
possibilidades da cor para criar padrões de preenchimento variados
(imprimindo, carimbando, pintando, preenchendo, etc.);
·
Ampliar
seus contextos de observação e ter oportunidade de contato com os processos
de produção de artistas e /ou artesãos, seja por meio de observação in loco,
em vídeo ou nos livros e catálogos de arte.
ORGANIZAÇÂO DO PROJETO
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Será realizada uma avaliação da turma de forma contínua e sistemática
durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações críticas e
criativas de acompanhamento das atividades propostas, considerando as
capacidades e individualidades de cada criança no cotidiano, utilizando
múltiplos registros realizados pelas professoras e crianças (relatórios,
fotografias, desenhos, álbuns etc.) por meio da criação de estratégias
adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança. Como
também um relatório avaliativo semestral que permita às famílias conhecer o
trabalho junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem.
MATERIAIS:
·
Papelaria diversa;
·
Recursos audiovisual;
·
CD/DVD
CONTEÚDOS SELECIONADOS E MODALIDADES
ORGANIZATIVAS QUE SERÃO OFERECIDAS A ELES ALÉM DOS PROJETOS:
Cronograma de Atividades:
Atividades diárias, abrangendo
todas as modalidades organizativas.
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PLANO DE ENSINO - MINI GRUPO I
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