PLANO DE ENSINO - MINI GRUPO I





Descrição: brasaospCEI PARQUE CASA DE PEDRA
DIRETORIA DE ENSINO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
PLANO DE ENSINO - 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL – AGRUPAMENTO: MINI GRUPO I (Ano nascimento: 2012)

ANO: 2015
ÁREA DO CONHECIMENTO/CAMPO(S) DE EXPERIÊNCIA(S):
·         Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente;
·         Experiências de brincar e imaginar;
·         Experiências de exploração das diversas linguagens: corporal, verbal e artísticas;
·         Experiências de exploração da natureza e da cultura;
·         Experiências de apropriação do conhecimento matemático.
                                           
PROFESSORAS:
Manhã: Ana Maria de Oliveira / Ana Maria Januário/Iracema Rodrigues de Almeida/Sandra Ap. Sylvestre da Cruz Santos/ Vania Alves de Araujo Tini/Livia Pontes Silva

  Tarde: Marine Batista Bastos/Marina Mondevaim  Teotônio/ Cristina Sossai/Regina aparecida Geraldo
Vanessa Vigiane de Menezes/Zoraide Aparecida Almeida cesar

METAS DA U.E.:

Possibilitar oportunidades às crianças para exploração do espaço, das múltiplas linguagens, do corpo, do ambiente natural, cultural e social, oferecendo condições que propiciem e estimulem o desenvolvimento da linguagem oral/verbal, de forma integral e harmoniosa. Garantir que 100% das crianças tenham acesso às atividades envolvendo os diferentes campos de experiências.
METAS DA U.E. para o ano de 2015:
  • Aumentar a participação dos pais nas atividades do CEI;
  • Garantir que 100% das crianças avancem em seus conhecimentos nas diferentes linguagens;
  • Garantir 100% dos professores nas formações coletivas;
  • Aprimorar a forma de registro/avaliação nas documentações do CEI.
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METAS DE SME:
Construir um currículo integrador para  a Primeira Infância: por uma ideia de Educação Básica com uma proposta pedagógica integrada e contextualizada no tempo e espaço da Unidade Escolar que considere a concepção da criança e da Infância, a organização espaçotemporal, a valorização do brincar, do lúdico e da imaginação. Numa integração entre vida, cultura, cidade e escola, experiência e aprendizagem. Destacando  experiência inteira  e socialmente competente da  educação das infâncias.
Ampliar e qualificar o atendimento na educação infantil em todas as escolas priorizando em seus Projetos Pedagógicos e implementando as expectativas de aprendizagem contidas nas Orientações Curriculares.

Crianças com necessidades especiais:
Neste ano letivo, até a presente data, não temos alunos com diagnóstico de necessidades especiais.
Idade


QUAIS AS NECESSIDADES E DECORRENTES CUIDADOS?

DIAGNÓSTICO DO ANO/SALA:
3 A/B
 Nosso grupo é composto por dezoito crianças, sendo onze meninos e sete meninas, das dezoito crianças nove já frequentavam o CEI, sendo que somente uma criança necessita de maiores cuidados, por ser muito dependente. São crianças curiosas e amorosas,  o desenvolvimento individual de cada criança é de suma importância,  as atividades são elaboradas de acordo com a faixa etária atendida. A turma gosta de atividades de narração de histórias e são muito participativas  e também apreciam momentos de  cantar músicas com gestos, gostam de rasgar papeis, de desenhar, manusear livros e revistas. Apropriam-se de diversos  temas, constituindo um conjunto de saberes sobre o mundo que vão se integrando a sua vida cotidiana.
3 C/D
É uma sala mista com 18 crianças  sendo 10 meninas e 8 meninos, todos  nascidos em 2012 e completarão 3 anos até o mês de julho de 2015. Algumas crianças já frequentaram o CEI e outras estão vivenciando sua primeira experiência escolar. São Crianças saudáveis e inteligentes vivenciando uma fase de adaptação da rotina escolar do CEI. Algumas estão no desfralde. As atividades são elaboradas de acordo com a faixa etária e através do projeto de arte e matemática  que valorize situações do cotidiano das crianças.
3 E/F
Nosso grupo de crianças é heterogêneo, alguns já eram alunos do CEI, outros estão tendo sua primeira experiência escolar. A turma é composta por 18 alunos, sendo 08 meninos e 10 meninas, com faixa etária de aproximadamente 2 anos. Recebemos muitas crianças ainda em processo de desfralde (7 que ainda usam fraldas, 5 em processo e 6 desfraldados). Pudemos observar, neste período, que são crianças bem ativas. Neste primeiro mês foram realizados observações e diagnósticos dos alunos, que demonstraram imaturidade, falta de concentração, pouca independência, somente 2 já estão bem desenvolvidos nestes aspectos. Quanto a alimentação estão com dificuldade de se adaptar ao cardápio, provavelmente por estarem acostumados em casa com mamadeiras, demonstram também não terem autonomia com manuseio de talheres, necessitam de incentivo.  Alguns usam a linguagem oral para se comunicar de maneira clara, muitos ainda não. Possuem destreza ao caminhar, correr, saltar e subir, porém necessitam de incentivo para participar das atividades propostas. Algumas crianças ainda não se socializam com o ambiente escolar e quem faz parte dele. Temos crianças que são de famílias estrangeiras e outros que faltaram muito no início do ano letivo por problemas de saúde. Nesta faixa etária as crianças são curiosas, ativas, carismáticas e investigativas; apropriam-se de diversos temas construindo um conjunto de saberes sobre o mundo, partindo de um todo e se integrando a sua vida cotidiana. Para que isso ocorra de forma tranquila é necessário que o professor reúna temas pertinentes ao mundo social e natural de forma integrada, respeitando suas especificidades. Para melhor atender as crianças, uma rotina foi elaborada para organizar tempos e espaços.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: (Quais os instrumentos didáticos que foram usados para a avaliação dos alunos?)
Registros durante as atividades aplicadas no início do ano letivo, mediante observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.
OBJETIVOS GERAIS PARA MGI EM 2015:
Experienciar os diferentes campos de aprendizagem: cuidado de si, do outro e do ambiente, brincar e imaginar, linguagem corporal e verbal, natureza e cultura, conhecimento matemático e linguagens artísticas. Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motor, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação. Garantir à criança acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Formar pessoas capazes de elaborar seu próprio conhecimento, pensar por si mesmas, fazer escolhas e atuar na transformação da sociedade.
Que as nossas crianças possam:
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Utilizar os talheres adequadamente e portar-se à mesa;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Ampliar a visão de mundo permeado por diversas culturas;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  •  Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
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Deverá ser realizado 1 projeto durante este ano:

PROJETO:
TEMA DO PROJETO: Artes e Matemática aliadas para a melhoria no processo ensino-aprendizagem
PERÍODO: Anual
PRODUTO FINAL: 3 Quadros de Matizes das Cores, painel com figuras geométricas e coral.
Introdução:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação  9.394/96 permitiu que a educação infantil fosse inserida no ciclo básico abrindo espaço na esfera educacional privilegiando vários campos de experiências; da mesma forma a arte abriu caminho neste espaço pioneiro, uma vez que ela exerce uma tarefa essencial nesta esfera educacional, englobando os fatores do conhecimento, da sensibilidade e da cultura.
Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. As diferentes manifestações culturais merecem ser analisadas como resultado de um conjunto de valores e uma maneira de os seres humanos interagirem com o mundo em que vivem.
Para o RCNEI, as crianças desde o nascimento estão imersas no mundo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.  A primeira infância é um período de descobertas e construção de conhecimentos em todas as áreas, e a matemática tem enorme relevância para as crianças, pois está presente em vários momentos de suas vidas, não de maneira formalizada, mas lúdica e em situações–problema cotidianas. Na educação infantil a matemática merece atenção especial, devendo ser trabalhada desde a mais tenra idade, de modo a ser significativa às crianças, evitando o fracasso posterior nessa disciplina. Para que ocorra uma aprendizagem significativa para as crianças, na educação infantil, é necessária uma reflexão de como e o que a criança aprende em Matemática e por que algumas têm dificuldade. A sala de aula deve ser propícia ao conhecimento Lógico-Matemático tomando como base o Referencial Nacional Curricular, como por exemplo, na formação da noção de número, classificação e seriação, essas noções podem ser trabalhadas explorando-se o vestuário (calça comprida ou curta; roupa pequena, média ou grande; tecidos fino, grossos, leves, etc. ), as características físicas dos alunos e o número de pessoas que compõem cada família; noções de medida, gráficos, localização, espaço e forma, jogos entre outros temas, sempre levando em conta as vivências das crianças. O vocabulário matemático ainda é pouco utilizado na educação infantil e pode ser trabalhado por meio e em conjunto com as artes, pois, praticar arte é praticar matemática de uma forma mais intuitiva e lúdica.



Justificativa:
Mediante diagnósticos realizados nos Mini-Grupos I, no início do ano, o Plano de Ensino se faz necessário, pensando na realidade de nossos alunos. Almejamos que cada criança torne-se gradativamente independente e capaz de dirigir suas próprias necessidades básicas, além de colaborar com os semelhantes, auxiliando-os e aprendendo juntos, respeitando a natureza, vivenciando o fazer artístico e matemático como expressão de sentimentos e aprendizagem.
O projeto “Artes e Matemática aliadas para a melhoria no processo ensino-aprendizagem” surgiu da nossa reflexão sobre como introduzir a matemática no cotidiano das crianças permeado pelas artes, trabalhando estratégias lúdicas e prazerosas, permitindo que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
Na faixa etária do Mini I é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, formas, texturas e sons, possibilitando aos alunos identificá-las. As cores e sons também são importantes para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro, etc.). São elementos que têm significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades. Unindo artes e matemática o educador pode procurar selecionar para as crianças músicas que intencionalmente veiculem séries numéricas. Pode propor circuitos de movimento que promovam a aproximação global. Com isso, as crianças começam a entender a complexidade dos conteúdos. Neste ano temos grupos mistos, como já descrita no diagnóstico da sala, por esse motivo o projeto foi elaborado de modo a atender os diferentes alunos e as diversas culturas. As cores, os sons, as formas, os números, pesos, medidas e texturas estão presentes em tudo que nos cerca; estímulos com o contato dessas linguagens contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

ObjetivoGeral:
O objetivo deste projeto na Educação Infantil não é a formação de futuros artistas ou matemáticos; mas o enriquecimento da criança e seu nível cultural, que a permitirá um desenvolvimento no seu todo; a experiência do aluno e o saber trazido de fora da escola são considerados importantes e o professor deve fazer a intermediação entre eles, abrangendo todos os campos de experiências permeados por todas as modalidades organizativas.
1) Objetivos de ensino:
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas possibilidades de manuseio, entrando em contato com formas diversas de expressão artística; produzindo arte em conjunto com a matemática, utilizando para isso, a linguagem do desenho, pintura, modelagem, colagem, construção, música, jogos, criar e reproduzir, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção, criação, expressão e interação.
Música: que as crianças adquiram expressão própria no canto desenvolvendo a habilidade de ouvir, perceber e discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia; desenvolvam o senso rítmico e a acuidade auditiva, percebam e expressem sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais, adquirindo, por meio das canções o conhecimento matemático.
Artes Visuais: que as crianças estabeleçam relações entre a matemática e as expressões artísticas; que se interessem pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas; que produzam trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;  que desenvolvam a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.
Matemática:Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc. Fazer contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano; ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

1) Objetivos de ensino:
·         Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades dos alunos para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada aluno;
·         Reconhecer em seres, objetos e paisagens naturais e artificiais características expressivas das artes visuais e musicais;
·         Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas;
·         Manipular objetos e explorar espaços variados a fim de conhecer sua forma, textura, temperatura, dimensão etc., interessando-se em agir sobre eles;
·         Criar diferentes gestos com base em danças vivenciadas, compreendendo a possibilidade de transformação da expressão corporal;
·         Improvisar cenas teatrais com os colegas, integrando-se com eles, sabendo ouvir e esperar a hora de falar;
2)Objetivos de aprendizagem
Música/Matemática:
·         Ouvir obras de diferentes gêneros musicais, épocas, estilos e culturas;
·         Ter oportunidades de ouvir e brincar com músicas e rimas em jogos cantados;
·         Escutar atentamente;
·         Descobrir possibilidades sonoras com todo material acessível;
·         Desenvolver memória musical;
·         Explorar vários ritmos musicais existentes nas regiões de todo país (samba, pagode, forró, MPB, etc.);
·         Expressar-se através da música e conhecer diferentes sons;
·         Apreciar som e silêncio
·         Participar de brincadeiras musicais e a relacionar a música com a expressão corporal e a dança;
·         Identificar sons da natureza;
·         Ampliar seu repertório de músicas e canções, brinquedos de roda, jogos musicais, parlendas e trava línguas dando ênfase ao conteúdo matemático, ;
·         Assumir uma determinada personagem nas brincadeiras cantadas, no jogo simbólico e na dramatização de histórias conhecidas, com utilização ou não de máscaras, fantasias, maquiagem e adereços.
·         Cantar, sozinhas ou em grupo, partes ou frases das canções que já conhecem;
Artes/Matemática:
·         Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, volume, textura, etc.);
·         Conhecer e utilizar vários materiais (pincéis, lápis, giz de cera, tintas, álcool, etc.);
·         Conhecer as tintas, inclusive as naturais;
·         Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede (azulejo), chão, etc.;
·         Expressar-se livremente;
·         Desenhar espontaneamente;
·         Expressar vivências;
·         Observar formas geométricas;
·         Adquirir hábitos de observação, limpeza e ordem;
·         Interessar-se pelas próprias produções e dos colegas;
·         Conhecer diferentes produções artísticas;
·         Valorizar e apreciar a produção de arte no geral.
·         Brincar com teatros de fantoches e dedoches;
·         Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·         Brincar com fantasias;
·         Modelagem de massinha, caseira ou industrializada, criando misturas;
·         Observação de figuras variadas;
·         Grafismo;
·         Pintura Corporal (arte contemporânea);
·         Desenho criativo e dirigido;
·         Recorte e colagem;
·         Carimbos, utilização de naturais e industrializados;
·         Envolver em situações em que se comportem como “espectadores”;
·         Ter acesso a diferentes manifestações no campo visual: desenho, pintura, fotografia, artesanato etc.;
·          Constituir um repertório de imagens de referência e aprender a reconhecê-las na ilustração de livros, em cartazes fixados na parede, etc.;
·         Aprender a utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar.;
·         Explorar formas planas e considerar suas relações com os espaços.
·         Aprender a usar diferentes materiais e ferramentas para explorar objetos e fenômenos que envolvam diferentes possibilidades da cor para criar padrões de preenchimento variados (imprimindo, carimbando, pintando, preenchendo, etc.);
·         Ampliar seus contextos de observação e ter oportunidade de contato com os processos de produção de artistas e /ou artesãos, seja por meio de observação in loco, em vídeo ou nos livros e catálogos de arte.
ORGANIZAÇÂO DO PROJETO
MARÇO
  • Apresentação do tema; 
  • Exploração do conhecimento do aluno em relação ao tema
Música:
·         Jogos e brincadeiras com danças envolvendo matemática.
·         Brincadeiras cantadas e de roda com músicas variadas que envolvam: gestos,  memorização, numerais e contagem.
Artes:
·         Desenho, pintura, recorte, colagem, modelagem e ilustração.
·         Valorização das produções

ABRIL
Música:
·         Continuidade das Atividades já citadas;
·         Jogos com Mímica;
·         Dramatizações espontâneas;
Artes:
·         Continuidade das Atividades já citadas;
·         Manipulação de diferentes instrumentos de artes;
·         Desenho com interferência;
·         Histórias com Fantoches;

MAIO
Música:
·         Continuidade das atividades já citadas;
·         Fontes sonoras objetos e instrumentos;
·         Ouvir Clássicos;
·         Brincar com rimas e cantigas inventadas;
·         Canções de folclore;
Artes:
·         Continuidade das atividades já citadas;
·         Arte com sucata.
·         Misturas de Cores
·         Impressão;
·         Desenho e pintura com várias técnicas e diferentes suportes;
JUNHO
Música:
·         Continuidade das atividades já citadas;
·         Exploração musical, intensidade e duração dos sons.
·         Apreciar vários estilos musicais e culturais.

Artes:
·         Continuidade das atividades já citadas;
·         Texturas;
·         Trabalhar com dobraduras e montar painéis ou cartazes;

AGOSTO
Música:
·                   Resgate  de músicas infantis tradicionais;
·                   Brincadeiras tradicionais com músicas.
Artes:
·         Confeccionar massinha caseira;
·                   Construir objetos  com sucata
.
SETEMBRO
 Sequência:
Cultura Afro-brasileira.
Música:
·         Conhecer músicas da Cultura Africana.
Artes:
·         Artes e artesanatos africanos;
·         Tintas naturais
OUTUBRO

Sequência:
Música de Criança
Música:
·         Músicas mais cantadas no ano;
       (sala 4)
Artes:
·         Caderno as músicas mais cantadas.  (sala 4)
. Construção dos instrumentos musicais.

NOVEMBRO
(Produto final)
·         Sala 1: Painel de Formas Geométricas;
·          
·         Sala 03: Coral;
·         Sala 04: Confecção de 3 quadros Matizes (tarde)
.    Sala 04 : Confecção de livro de artes (manhã)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

Será realizada uma avaliação da turma de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações críticas e criativas de acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança no cotidiano, utilizando múltiplos registros realizados pelas professoras e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.) por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança. Como também um relatório avaliativo semestral que permita às famílias conhecer o trabalho junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem.
MATERIAIS:
·         Papelaria diversa;
·         Recursos audiovisual;
·         CD/DVD
CONTEÚDOS SELECIONADOS E MODALIDADES ORGANIZATIVAS QUE SERÃO OFERECIDAS A ELES ALÉM DOS PROJETOS:
Atividades permanentes:
·         Brincadeiras (roda, faz de conta, danças) e espontâneas;
·         Expressão corporal;
·         Atividades de coordenação;
·         Jogos (encaixe, montar, bola, etc.);
·         Dvds educativos;
·         Brinquedos;
·         Observação de mapas;
·         Músicas diversas;
·         Reconto;
·         Traçados e desenhos livres;
·         Manuseio de portadores de textos;
·         Conhecer cores;
·         Contagem e classificação;
·         Pintura; recorte e colagem;
·         Modelagem;
·         Instrumentos sonoros;
·         Roda de música;
·         Leitura.
Atividades Diárias:
·         Higiene pessoal e saúde: Lavar as mãos, limpar o nariz, usar o banheiro com autonomia, escovar os dentes;
·         Chamada
·         Parque;
·         Roda de conversa;
·         Organização da sala;
·         Observação do tempo, clima;
·         Calendário;
·         Brinquedos na sala
Atividades ocasionais:
·         Festa dos aniversariantes;
·         Carnaval.
·         Páscoa.
·         Dia das mães.
·         Festa junina.
·         Folclore.
·         Dia dos pais.
·         Dia das crianças.
·         Natal.
Linha do Tempo:
·         Biblioteca;
·         Mala de fantasias;
·         Sucatas;
·         Brinquedos Pedagógicos;
·         Solarium;
·         Parque;
·         Jogos;
·         TV/DVD;
·         Artes.
Sequência de atividades:
·         Serão desenvolvidas ao longo do ano, conforme interesse dos alunos, abrangendo todos os campos de experiências.
Atividades complementares:
( culturais e de lazer)
Ø  DIA DA FAMILIA NA ESCOLA

Cronograma de Atividades:
Atividades diárias, abrangendo todas as modalidades organizativas.


BIBLIOGRAFIA/ FONTES USADAS NO TRABALHO:
·         Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor
·         Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas, 2007, Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação
e Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo: SME/DOT, 2007.
·         Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, 2009, Ministério da Educação, Secretaria de educação Básica,
 Segunda Edição, Brasília. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental
·         REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL; Volumes 1, 2 e 3.  Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
 Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
·         Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de desenvolvimento profissional continuado/ Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Fundamental. – – Brasília: A Secretaria, 1999. 90p.: il. (Parâmetros em ação) Conteúdo: Educação Infantil.
·         São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Percursos de aprendizagens: A escuta ativa e a exploração musical –
 A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2011..
·         São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Percursos de aprendizagens: Um olhar para o desenho –
      A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2011.
·         São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007
·         Oficina Ideal: Criatividade em sala de aula – volume1;  Angela Victal – São Paulo, D’Livros Editora Ltda.
·         Estimulação Precoce: Inteligência Emocional e  Cognitiva de 0a1ano e de 1 a 3 anos; Adriana de Almeida Navarro; Grupo Cultural – São Paulo;
·         150 Jogos para estimulação infantil; Jorge Batllori e Victor Escandell; Ciranda Cultural 2009; São Paulo;
·         Revistas: Pátio Educação Infantil – Ano II nº 4, nº 5, 2004 – Ano III nº 9, 2006 – Porto Alegre – RS.

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