PLANO DE ENSINO - Berçário



CEI PARQUE CASA DE PEDRA
DIRETORIA DE ENSINO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
PLANO DE ENSINO - 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL – AGRUPAMENTO: Berçário II A,B, C – Sala 02 (Ano nascimento: 2013)

ANO: 2015

ÁREA DO CONHECIMENTO/CAMPO(S) DE EXPERIÊNCIA(S):
  • Experiências voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro, do ambiente;
  • Experiências de brincar e imaginar;
  • Experiências de exploração das diversas linguagens: corporal, verbal e artística;
  • Experiências de exploração da natureza e da cultura;
  • Experiências de apropriação do conhecimento matemático
 PROFESSORAS:
Manhã: Marilda de Fatima  Simão/ Maria Dalva dos Santos Guilherme/ Gabriela Rodrigues da Silva

Tarde: Cristiane Vieira Brito /Josilene Modesto da Costa/Valeria Afo Navarro.

                             

METAS DA U.E.:
Possibilitar oportunidades às crianças para exploração do espaço, das múltiplas linguagens, do corpo, do ambiente natural, cultural e social, oferecendo condições que propiciem e estimulem o desenvolvimento da linguagem verbal, de forma integral e harmoniosa. Garantir que 100% das crianças tenham acesso às atividades envolvendo os diferentes campos de experiências.

METAS DA U.E. para o ano de 2015:
  • Aumentar a participação dos pais nas atividades do CEI;
  • Garantir que 100% das crianças avancem em seus conhecimentos nas diferentes linguagens;
  • Garantir a participação de 100% dos professores nas formações coletivas;
  • Melhorar a forma de registro/avaliação no caderno de atividades.
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METAS DE SME:
Construir um currículo integrador para  a Primeira Infância: por uma ideia de Educação Básica com uma proposta pedagógica integrada e contextualizada no tempo e espaço da Unidade Escolar que considere a concepção da criança e da Infância, a organização espaçotemporal, a valorização do brincar, do lúdico e da imaginação. Numa integração entre vida, cultura, cidade e escola, experiência e aprendizagem. Destacando  experiência inteira  e socialmente competente da  educação das infâncias.
Ampliar e qualificar o atendimento na educação infantil em todas as escolas priorizando em seus Projetos Pedagógicos e implementando as expectativas de aprendizagem contidas nas Orientações Curriculares.

DIAGNÓSTICO DO AGRUPAMENTO/SALA:
           A turma é composta por 27 crianças com faixa etária entre 1 ano e 2 meses e 1 ano e 9 meses. Há quatro crianças que se locomovem engatinhando ou marcham com o auxílio das professoras em curtas distâncias. São elas: Sophia, Mariana, Ana Clara e Marly.
            Durante as três primeiras semanas, as crianças choraram bastante. A partir da quarta semana, começaram a se acalmar, mas ainda com choro. Erick, Lucas, Maria Eduarda e Sophia são os que mais sentiram insegurança no ambiente escolar.
            As crianças deste agrupamento estão desenvolvendo a sua oralidade. Emitem sons, balbuciam, porém a grande maioria ainda não pronuncia palavras. Apenas a Kézia e a Alicia já têm esta habilidade um pouco mais desenvolvida.
            Esta é uma turma bastante imatura na comparação com os anos anteriores. Ainda são muito bebês e necessitam de auxílio para realizar as suas necessidades de alimentação e higiene. Requerem muito cuidado, atenção e afeto.
            Estão na fase oral, portanto, é natural que a exploração dos objetos e do ambiente se dê pela boca. As mordidas nos colegas no momento da disputa por brinquedo, espaço  e atenção também são consideradas naturais nesta fase.
            Aos poucos estão se sentindo mais seguros e se adaptando à rotina escolar, aos novos colegas e às professoras.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: (Quais os instrumentos didáticos que foram usados para a avaliação dos alunos?)
Observação e registro durante as atividades aplicadas no início do ano letivo.

OBJETIVOS GERAIS PARA BII EM 2015:
Que as nossas crianças possam:
Que as nossas crianças possam:
•     Sentir- se seguras e acolhidas no ambiente escolar, utilizando esse novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as outras crianças e adultos presentes;
•     Conhecer-se como individuo;
•     Expressar seus desejos, desagrados, alegria, contentamento e necessidades;
•     Apropriar-se de hábitos de higiene pessoal, conhecendo progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde;
•     Tornar-se cada vez mais capaz de desenvolver as atividades nas quais se engaja,  de maneira autônoma e em cooperação com outras pessoas crianças e adultos;
•     Controle dos esfíncteres;
•     Desenvolver a sensibilidade, a imaginação e a criatividade;
•     Conhecer as possibilidades corporais, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
•     Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos, contando suas vivências;
•     Interessar- se pela leitura de história, e estimular o reconto através de diversas linguagens;
•     Familiarizar-se com a própria imagem;
•     Ampliar a sensibilidade e capacidade de lidar com diversos sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos e falas;
•     Obter noções de matemática, de modo que seja compreendido através do cotidiano;

PROJETO DIDÁTICO:
TEMA DO PROJETO: Identidade e Autonomia
DURAÇÃO: Anual
PRODUTO FINAL: Confecção de painel com fotos que ilustrem a construção e o andamento do projeto nas diferentes atividades propostas; um portfólio individual, o qual ilustrará as experiências vivenciadas por cada criança, bem como seus avanços durante a realização do projeto.

JUSTIFICATIVA:

        A construção da identidade é um processo permanente, que se desenvolve por meio do contato com outras pessoas e com o meio no qual o indivíduo está inserido. Na faixa etária que corresponde ao nível do Berçário, a criança começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores e inicia também a percepção do outro e do espaço.
       As atividades coletivas são importantes para as crianças desenvolverem a sociabilidade, terem contato com algumas regras que possibilitam uma convivência harmônica e cooperativa.
       A interação da criança com o ambiente ocorre por meio da observação e da exploração do espaço. Para ajudá-las nesse processo de descobertas e conquistas, é preciso trazer um pouco do seu mundo familiar para esse novo espaço.
       No princípio o projeto irá trabalhar a descoberta do eu, percepção do corpo e do espaço, e gradativamente passará para a esfera  das relações com o outro, bem como suas semelhanças e diferenças. Isso ocorrerá de forma lúdica, por meio de brincadeiras, histórias e vivências.
      

OBJETIVOS GERAIS:

·         Construir a própria identidade, mediante o conhecimento de seu próprio corpo e da descoberta do outro com suas possibilidades e limitações.
·         Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar suas necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral.









OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Favorecer a exploração corporal através dos diferentes campos de experiências,
·         Tornar-se independente para atender as suas necessidades fisiológicas (Desfralde)
·         Possibilitar a Familiarização com a imagem do próprio corpo,
·         Comer sem ajuda e usar talheres adequadamente
·         Desenvolver o senso de cooperação,
·         Trabalhar semelhanças e diferenças;
·         Manipular e apreciar livros infantis;
·         Enriquecer de forma gradativa o vocabulário;
·         Favorecer o desenvolvimento da autonomia
·         Oportunizar o contato com materiais diversos;
·         Valorizar as manifestações das crianças;
·         Ampliar a relação escola/família;
·         Conhecer os órgãos do sentido;
·         Introduzir o habito de ouvir e contar história;
·         Ampliar o universo cultural;
·         Desenvolver a imaginação;
·         Assumir ações para o seu próprio bem-estar, desenvolvendo hábitos de autocuidado (lavar as mãos/rosto, limpar-se, cuidar de seus objetos, etc.).
·         Promover a socialização;
·         Proporcionar as crianças momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e enriquecedoras na área da literatura infantil, com a   utilização de recursos e técnicas de narração de histórias variadas estimulando o habito pela leitura, a criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;
·       Vivenciar atividades de discriminação visual, auditiva e por meio do tato;
.   Reconhecer a sua imagem e de seus familiares;







DESENVOLVIMENTO:

·         Ampliar a relação escola/família, promovendo a socialização e interação das crianças.
·         Observação de fotografias;
·         Desenhos artísticos, com materiais diversos;
·         Brincadeiras coletivas para integração do grupo;
·         Trabalhar com espelho para reconhecimento do corpo;
·         Atividades que oportunizem a criança utilizar o corpo de diversos modos
·         Ensinar músicas sobre o corpo;
·         Trabalhar atividades de pintura e colagem
·         Contar histórias sobre a família, corpo etc.;
·         Promover momentos de experimentação dos órgãos do sentido
AVALIAÇÃO:

 Conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação terá acompanhamento continuo, possibilitando uma aprendizagem significativa por meio das diferentes leituras, identificando e refletindo o desenvolvimento individual e do grupo, observando dia a dia, garantindo a
construção da sua autonomia como também aspectos emocionais, expressões, anseios, preferências e descobertas.
A comunicação e relacionamento com os pais/responsáveis serão de fundamental importância contribuindo para o fortalecimento do nosso trabalho.














CONTEÚDOS SELECIONADOS E MODALIDADES ORGANIZATIVAS QUE SERÃO OFERECIDAS AO BERÇÁRIO II

1.    Brincar e Imaginar
Objetivos de aprendizagem:
·         Expressar-se e desenvolver-se por meio da brincadeira como forma de, também, apropriando-se da cultura;
·         Explorar o meio em que está inserido, ampliando suas percepções;
·         Iniciar o processo ter organização do pensamento;
·         Lidar com as próprias emoções;
·         Desenvolver a criatividade e a imaginação;

Expectativas de aprendizagem:
·                  Brincar, vivenciando situações de interação, cooperação e partilha;
·                  Conhecer as regras de convivência ;
·                  Resolver e superar conflitos;
·                  Ampliar o repertório de  brincadeiras;


1º Bimestre


·                  Mala de fantasia;
·                  Sucatas;
·                  Brinquedos diversos (bonecas, carrinhos, panelinhas, bolas, etc.).

2º Bimestre


·         Continuidade das já citadas;
·         Brincadeira área externa;
·         Fantoches;
·         Cabana.

3º Bimestre


·                  Continuidade das já citadas;
·                  Cirandas (brincadeiras de roda).


4º Bimestre


·         Continuidade das já citadas;
·         Esconde-esconde;
·         Casinha.



2.    Conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente:
Objetivo da aprendizagem:
·         Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal e controle dos esfíncteres;
·         Conhecer e cuidar dos diferentes ambientes da escola;
·         Realizar tarefas com maior autonomia;
·         Estabelecer relações respeitosas com crianças e adultos;
·         Expressar-se de diferentes formas.
Expectativas de aprendizagem:
  • Interessar-se por lavar as mãos;
  • Escovar os dentes com cuidado;
  • Limpar o nariz sozinho;
  • Percepção da necessidade de usar o banheiro;
  • Executar movimentos colaborativos para vestir, calçar, alimentar-se, sem ajuda, usando talheres adequadamente.
  • Aprender a cooperar e se solidarizar com os demais;
  • Participar de jogos interativos com os adultos e crianças;
  • Comunicar-se com diferentes parceiros por meio de gestos, expressões faciais e movimentos corporais;
·         Aprender a guardar brinquedo e materiais em seus lugares, ter iniciativa de limpar o que está sujo, saber usar espaços e objetos.


1º Bimestre

·                  Reconhecimentos dos seus pertences;
·                  Reconhecimento de sua imagem  e da imagem do outro;
·                  Organização do espaço para brincar e após a brincadeira;



2º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Identificação dos colegas e professoras pelo nome.


3º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Colaboração pessoal ao alimentar-se, vestir-se e higienizar-se;
·         Desfralde;
·         Exploração do parque.

4º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Gênero (menino/menina).


3.    Linguagem Corporal:
Objetivo da aprendizagem:
  • Explorar o espaço pelo movimento;
  • Explorar o próprio corpo;
  • Interagir socialmente por meio do movimento;
·         Comunicar-se com os demais por meio do próprio corpo, expressando desejos, sentimentos e necessidades;
Expectativas de aprendizagem:
  • Obter por meio do ato motor, aquilo que deseja alcançar;
  • Expressar-se por meio de gestos;
  • Desenvolver o esquema corporal;
  • Chutar, pular, arremessar; rolar, saltar, encaixar, empilhar; correr, subir, pendurar-se;
  • Melhorar progressivamente a qualidade dos movimentos;
  • Avançar em suas competências motoras.



1º Bimestre

·         Sucatas;
·         Bexigas;
·         Motocas e cavalinhos;
·         Bolas;
·         Danças com ritmos variados.

2º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Rolar;
·         Reconhecimento das partes do corpo;
·         Blocos de montar.

3º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Túnel;
·         Alongamento do corpo com música;
·         Bambolês;
·         Órgãos do sentido (tato, olfato e visão)


4º Bimestre

·                  Continuidade das já citadas;
·                  Brincadeiras de esconde-esconde, estátua e pega-pega;
·                  Corda;
·                  Órgãos do sentido (paladar e audição).







4.    Natureza  e Cultura:
Objetivos da aprendizagem:
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Experimentar, observar, explorar o espaço, os fenômenos naturais e os objetos;
·         Conhecer elementos culturais (músicas, histórias, brincadeiras tradicionais) e valorizá-los.

Expectativas de aprendizagem:
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação;
  • Experimentar, observar, explorar o espaço, os fenômenos naturais e os objetos;
  • Conhecer elementos culturais (músicas, histórias, brincadeiras tradicionais) e valorizá-los.


1º Bimestre

·         Conhecer os ambientes da U.E;
·         Comemoração dos aniversariantes do mês;
·         Cartaz com imagem de animais;
·         Imitação de animais.

2º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Observação de pequenos insetos;
·         Observação do tempo (chuva, sol, calor e frio).



3º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Contato com animais de diversos materiais;
·         Contato com plantas;
·         Reconhecimento da sua família e da famílias dos colegas.


4º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Cartaz com imagens de pessoas de etnias diversas;
·         Colagem de elementos da natureza.










5.    Linguagem Verbal:
Objetivo da aprendizagem:
  • Apropria-se da linguagem verbal como bem cultural;
  • Reconhecer seu papel como sujeito falante;
  • Apropriar-se da comunicação e de sua cultura.

Expectativas de aprendizagem:
  • Apropria-se da linguagem verbal como bem cultural;
  • Reconhecer seu papel como sujeito falante;
  • Apropriar-se da comunicação e de sua cultura.



1º Bimestre

·         Roda de história;
·         Roda de música;
·         Manuseio de livros,revistas etc.;
·         DVDs musicais;


2º Bimestre

·         Continuidade das citadas;
·         Verbalização dos nomes dos colegas e professores;
·         Nomeação de figuras.

3º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Roda de conversa.



4º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Acompanhamento por meio da fala de cantigas e histórias.











6.    Conhecimento Matemático:
Objetivo da aprendizagem:
·         Vivenciar experiências que possibilitem a formação do raciocínio lógico-matemático.
Expectativas de aprendizagem:
·         Compreender as relações com objetos e espaços tendo a possibilidade de pensar a matemática em diferentes situações e contextos cotidianos (brincadeiras, jogos);
·         Andar, correr, arrastar ou empurrar, equilibrar e manipular objetos de diferentes formados, texturas e cores;
·         Usar diferentes caminhos;
·         Desenvolver a noção de em cima em baixo, ao lado, à frente, atrás.


1º Bimestre
  • Blocos de encaixe;
  • Manuseio de sucatas;
  • Brincando com caixas de papelão.

2º Bimestre

·         Continuidade das já citadas;
·         Orientação espacial;
·         Encontrar objetos;
·         Varal de cores.

3º Bimestre

·         Cores e formas;
·         Conceito em cima e embaixo; dentro e fora.


4º Bimestre

·         Brincadeiras e cantigas que incluam contagem;
·         Relação de dimensão (grande e pequeno).















7.    Linguagens Artísticas:
Objetivo da aprendizagem:
·         Apropriar-se das diversas linguagens artísticas;
·         Desenvolver a criatividade e imaginação por meio de histórias, desenho, músicas e teatro;
·         Ampliar sua sensibilidade e capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos e falas;
·         Expressar-se por meio das diversas linguagens artísticas.

Expectativas de aprendizagem:
·         Perceber e reagir aos diferentes sons do ambiente;
·         Conhecer diferentes gêneros e ritmos musicais ampliando seu repertório;
·         Vivenciar o jogo simbólico e o faz de conta por meio da linguagem teatral, aprendendo a imitar gestos, movimentos e expressões das outras crianças, adultos ou personagens de histórias lidas, contadas ou dramatizadas pelo professor, vivendo experiências de ser, imaginar e criar;
·         Desenvolver a curiosidade e a criatividade visual;
·         Conhecer diversidade de matérias, meios e suportes.


1º Bimestre
·                  Danças;
·                  Musicas de diversos ritmos;
·                  Carimbando os pés.



2º Bimestre
·                  Continuidade das já citadas;
·                  Pinturas diversas;
·                  Massa de modelar;
·                  Desenho livre na lousa.;
·                  Carimbo das mãos.




3º Bimestre
·         Continuidade das já citadas;
·         Teatro;
·         Caixa de música;
·         Fantoche;
·         Dedóche.



4º Bimestre
·                  bandinha: confecção de chocalho;
·                  Marcas gráficas utilizando o próprio corpo.











Materiais:

·         Papelaria diversa;
·         Recursos audiovisual;
·         CD/DVD

Modalidades Organizativas:

Projeto:
·         Identidade e autonomia
Atividades permanentes:
·         Ouvir diferentes tipos de histórias;
·         Nomeação de figuras;
·         Fantoches;
·         Bexigas;
·         Elementos da natureza;
·         Dedóche;
·         Expressão corporal;
·         Higiene pessoal e saúde: lavar as mãos, limpar o nariz, escovar os dentes, usar o banheiro com autonomia;
·         Jogos de faz de conta;
·         Atividades de coordenação;
·         Jogos com bola;
·         Dvds educativos;
·         Brinquedos e brincadeiras dirigidas e espontâneas;
·         Biblioteca;
·         Sucatas;
·         Mala de fantasias;
·         aÁrea externa;
·         Observação de mapas.
·         Ouvir cds;
·         Reconto;
·         Traçados e desenhos livres;
·         Manuseio de portadores de textos;
·         Conhecer cores;
·         Contagem e classificação;
·         Pintura;
·         Brinquedos de encaixe e montar;
·         Memorização de músicas;
·         Brincadeiras de roda;
·         Colagem;
·         Modelagem;
·         Instrumentos sonoros.
Atividades Diárias:
·         Solário;
·         Festa dos aniversariantes;
·         Roda de música;
·         Leitura;
·         Organização da sala;
·         Observação do tempo, clima;
·         Brinquedos na sala;
·         Desenho livre na lousa;
·         Bolinha de sabão;
·         Garrafas;
·         Responder perguntas verbais simples;
Atividades ocasionais:
·         Carnaval;
·         Páscoa;
·         Dia das mães;
·         Festa junina;
·         Folclore;
·         Dia dos pais;
·         Dia das crianças e Natal.



CRIETÉRIOS DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO

Avaliação:
Será realizada de forma contínua e sistemática, durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de observação e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança, respeitando o tempo e ritmo próprio de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos registros das observações ao longo das atividades realizadas e do projeto, que comporá o relatório avaliativo semestral.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES: ( culturais e de lazer)
Ø  TEATRO NA ESCOLA ;
Ø  PASSEIOS;
Ø  DIA DA FAMILIA NA ESCOLA.


BIBLIOGRAFIA/ FONTES USADAS NO TRABALHO:
·         Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor
·         Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas, 2007, Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação
 e Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo: SME/DOT, 2007.
·         Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, 2009, Ministério da Educação, Secretaria de educação Básica,
 Segunda Edição, Brasília. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental
·         REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL; Volumes 1, 2 e 3.  Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
 Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.














EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PROPOSTAS POR SME BERÇARIO II

Experiências de brincar e imaginar
As formas de brincar já experimentadas podem prosseguir e novas aprendizagens podem ser estimuladas: brincar de roda ou de cirandas imitando gestos e cantos
do professor e dos colegas; brincar de esconde-esconde, de jogar bola, de correr, com a supervisão do professor; imitar gestos e vocalizações de adultos,
crianças ou animais, usar alguns objetos de um modo inusitado e em substituição de outros (por exemplo, fazer gesto de passar um toquinho de madeira no corpo
como se ele fosse um sabonete).
Explorar o mundo pelo movimento
Com a conquista da marcha, as crianças podem explorar desafios maiores oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos
(erguer a cabeça, rolar, sentar, apoiar, rastejar, engatinhar), mas também andar, correr, saltar, saltitar, pular para baixo, subir, etc, com maior autonomia presteza e
confiança. 
Elas podem ser apoiadas a manipular e explorar objetos de diferentes características (formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.) utilizando-se de movimentos básicos
 (pegar, largar, levar à boca, chutar, lançar de diferentes modos, empilhar, encaixar, etc.) igualmente com autonomia, presteza e confiança progressiva.

Explorar o próprio corpo pelo movimento
As crianças podem aprender a familiarizar-se com a própria imagem corporal e a discriminar, no que se refere às sensações e percepções, as suas diferentes partes,
 por meio do toque, interação com diferentes parceiros (adultos e crianças de diferentes faixas etárias), brincadeiras, uso do espelho, fotografia,
imagens de corpo humano, etc.

Expressar/interagir pelo movimento
As crianças podem aprender a utilizar uma diversidade maior de gestos, expressões faciais e movimentos corporais de modo mais intencional na interação com um
 número diversificado de parceiros. Podem imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em outras situações.
Na interação com parceiros em brincadeiras e danças, elas podem ampliar as possibilidades gestuais ao movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de
diferentes gêneros. É possível ainda incentivá-las a apreciar apresentações de dança de diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal
 (como circo, esportes, mímica, teatro, etc.).

Comunicar-se no cotidiano- linguagem oral
As crianças que vivem em um contexto comunicativo, rico em interações, podem, desde muito cedo, progressivamente aprender a expressar seus desejos,
 sentimentos e necessidades por meio de gestos e balbucios, e participar de situações mais coletivas de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa
propriamente dita, onde têm oportunidade de manter contato com outros falantes, observá-los, imitá-los, etc. Nas interações que estabelecem com o professor,
as crianças podem ser ajudadas a organizar seus balbucios em expressões que podem ser compreendidas por qualquer falante de sua língua.
Elas podem participar de uma situação mais coletiva de comunicação, ainda que não seja uma roda de conversa propriamente dita, e expressar-se oralmente com o
apoio do professor, que as auxilia a relatar ao seu modo suas brincadeiras ou fatos do cotidiano.
Os bebês podem ser apoiados a acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras cantadas, expressando-se corporalmente, emitindo sonorizações,
vocalizando com o apoio do professor, etc.
As crianças podem ser ajudadas a distinguir a entonação do professor quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas, por exemplo. 

Experiências de exploração da natureza e da cultura
As crianças podem ser incentivadas a iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais,
auditivas, gustativas e olfativas. Podem aprender a observar reações de causa e efeito se forem estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem:
chutar bola de modo forte e fraco, misturar terra e água, por exemplo.

Linguagem musical
As crianças podem produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando etc. objetos sonoros e instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo
e a voz. Podem ser convidadas explorar as qualidades sonoras (intensidade, duração, timbre, altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem
reconhecê-las convencionalmente.
Podem ainda aprender a explorar as possibilidades expressivas da própria voz.




Linguagens visuais
Teatral
As crianças podem aprender a imitar os gestos, movimentos e expressões das outras crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas,
 contadas ou dramatizadas pelo professor, em que este se utilize dos recursos expressivos da voz (entonações) e da expressão corporal.
Elas podem ser apoiadas ao vestir fantasias, adereços e máscaras, a usar algum tipo de maquiagem e brincar de “ser” coisas diferentes, utilizando elementos da
 linguagem teatral. Podem aprender a apreciar o teatro de bonecos e fantoches, o teatro feito com sombras e as manifestações teatrais com animação de objetos
As crianças podem não apenas observar, mas também começar a explorar algumas das manifestações do campo visual. No contato com um ambiente visual voltado
 ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças e apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de observação das produções do grupo.
Plástica
As crianças podem aprender a utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e diferentes posições espaciais e corporais para desenhar: sentado, em pé, deitado. de bruços, etc., para explorar diversas possibilidades de traçar garatujas, desde as mais desordenadas até os diagramas, radiais, etc.












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