DIRETORIA DE ENSINO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
PLANO DE ENSINO - 2015
EDUCAÇÃO INFANTIL – AGRUPAMENTO: Berçário II A,B, C – Sala 02 (Ano
nascimento: 2013)
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ANO: 2015
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ÁREA DO CONHECIMENTO/CAMPO(S) DE
EXPERIÊNCIA(S):
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PROFESSORAS:
Manhã:
Marilda de Fatima Simão/ Maria Dalva
dos Santos Guilherme/ Gabriela Rodrigues da Silva
Tarde:
Cristiane Vieira Brito /Josilene Modesto da Costa/Valeria Afo Navarro.
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METAS DA U.E.:
Possibilitar oportunidades às crianças para
exploração do espaço, das múltiplas linguagens, do corpo, do ambiente
natural, cultural e social, oferecendo condições que propiciem e estimulem o
desenvolvimento da linguagem verbal, de forma integral e harmoniosa. Garantir
que 100% das crianças tenham acesso às atividades envolvendo os diferentes
campos de experiências.
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METAS DA U.E. para
o ano de 2015:
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METAS DE SME:
Construir
um currículo integrador para a
Primeira Infância: por uma ideia de Educação Básica com uma proposta
pedagógica integrada e contextualizada no tempo e espaço da Unidade Escolar
que considere a concepção da criança e da Infância, a organização
espaçotemporal, a valorização do brincar, do lúdico e da imaginação. Numa
integração entre vida, cultura, cidade e escola, experiência e aprendizagem.
Destacando experiência inteira e socialmente competente da educação das infâncias.
Ampliar e
qualificar o atendimento na educação infantil em todas as escolas priorizando
em seus Projetos Pedagógicos e implementando as expectativas de aprendizagem
contidas nas Orientações Curriculares.
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DIAGNÓSTICO DO AGRUPAMENTO/SALA:
A turma é composta por 27 crianças com faixa etária entre 1 ano e 2
meses e 1 ano e 9 meses. Há quatro crianças que se locomovem engatinhando ou
marcham com o auxílio das professoras em curtas distâncias. São elas: Sophia,
Mariana, Ana Clara e Marly.
Durante
as três primeiras semanas, as crianças choraram bastante. A partir da quarta
semana, começaram a se acalmar, mas ainda com choro. Erick, Lucas, Maria
Eduarda e Sophia são os que mais sentiram insegurança no ambiente escolar.
As
crianças deste agrupamento estão desenvolvendo a sua oralidade. Emitem sons,
balbuciam, porém a grande maioria ainda não pronuncia palavras. Apenas a
Kézia e a Alicia já têm esta habilidade um pouco mais desenvolvida.
Esta
é uma turma bastante imatura na comparação com os anos anteriores. Ainda são
muito bebês e necessitam de auxílio para realizar as suas necessidades de
alimentação e higiene. Requerem muito cuidado, atenção e afeto.
Estão
na fase oral, portanto, é natural que a exploração dos objetos e do ambiente
se dê pela boca. As mordidas nos colegas no momento da disputa por brinquedo,
espaço e atenção também são
consideradas naturais nesta fase.
Aos
poucos estão se sentindo mais seguros e se adaptando à rotina escolar, aos
novos colegas e às professoras.
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO: (Quais os instrumentos didáticos que foram usados para a avaliação
dos alunos?)
Observação
e registro durante as atividades aplicadas no início do ano letivo.
OBJETIVOS GERAIS
PARA BII EM 2015:
Que
as nossas crianças possam:
Que as nossas crianças possam:
• Sentir-
se seguras e acolhidas no ambiente escolar, utilizando esse novo espaço para
ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as
outras crianças e adultos presentes;
• Conhecer-se
como individuo;
• Expressar
seus desejos, desagrados, alegria, contentamento e necessidades;
• Apropriar-se
de hábitos de higiene pessoal, conhecendo progressivamente seu próprio corpo,
suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de
cuidado com a própria saúde;
• Tornar-se
cada vez mais capaz de desenvolver as atividades nas quais se engaja, de maneira autônoma e em cooperação com
outras pessoas crianças e adultos;
• Controle
dos esfíncteres;
• Desenvolver
a sensibilidade, a imaginação e a criatividade;
• Conhecer
as possibilidades corporais, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias
capacidades motoras;
• Participar
de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar seus
desejos, necessidades e sentimentos, contando suas vivências;
• Interessar-
se pela leitura de história, e estimular o reconto através de diversas
linguagens;
• Familiarizar-se
com a própria imagem;
• Ampliar
a sensibilidade e capacidade de lidar com diversos sons, ritmos, melodias,
formas, cores, imagens, gestos e falas;
• Obter
noções de matemática, de modo que seja compreendido através do cotidiano;
PROJETO DIDÁTICO:
TEMA DO PROJETO: Identidade e Autonomia
DURAÇÃO: Anual
PRODUTO FINAL: Confecção de painel com fotos que ilustrem
a construção e o andamento do projeto nas diferentes atividades propostas; um
portfólio individual, o qual ilustrará as experiências vivenciadas por cada
criança, bem como seus avanços durante a realização do projeto.
JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade é um
processo permanente, que se desenvolve por meio do contato com outras pessoas
e com o meio no qual o indivíduo está inserido. Na faixa etária que
corresponde ao nível do Berçário, a criança começa a se perceber como indivíduo,
com seus gostos, seus prazeres, seus temores e inicia também a percepção do
outro e do espaço.
As
atividades coletivas são importantes para as crianças desenvolverem a
sociabilidade, terem contato com algumas regras que possibilitam uma
convivência harmônica e cooperativa.
A interação da criança com o ambiente ocorre
por meio da observação e da exploração do espaço. Para ajudá-las nesse
processo de descobertas e conquistas, é preciso trazer um pouco do seu mundo
familiar para esse novo espaço.
No princípio o projeto irá trabalhar a
descoberta do eu, percepção do corpo e do espaço, e gradativamente passará
para a esfera das relações com o
outro, bem como suas semelhanças e diferenças. Isso ocorrerá de forma lúdica,
por meio de brincadeiras, histórias e vivências.
OBJETIVOS GERAIS:
·
Construir
a própria identidade, mediante o conhecimento de seu próprio corpo e da
descoberta do outro com suas possibilidades e limitações.
·
Promover
espaços/situações para que a criança possa manifestar suas necessidades,
desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Favorecer
a exploração corporal através dos diferentes campos de experiências,
·
Tornar-se
independente para atender as suas necessidades fisiológicas (Desfralde)
·
Possibilitar
a Familiarização com a imagem do próprio corpo,
·
Comer
sem ajuda e usar talheres adequadamente
·
Desenvolver
o senso de cooperação,
·
Trabalhar
semelhanças e diferenças;
·
Manipular
e apreciar livros infantis;
·
Enriquecer
de forma gradativa o vocabulário;
·
Favorecer
o desenvolvimento da autonomia
·
Oportunizar
o contato com materiais diversos;
·
Valorizar
as manifestações das crianças;
·
Ampliar
a relação escola/família;
·
Conhecer
os órgãos do sentido;
·
Introduzir
o habito de ouvir e contar história;
·
Ampliar
o universo cultural;
·
Desenvolver
a imaginação;
·
Assumir
ações para o seu próprio bem-estar, desenvolvendo hábitos de autocuidado
(lavar as mãos/rosto, limpar-se, cuidar de seus objetos, etc.).
·
Promover
a socialização;
·
Proporcionar
as crianças momentos de aprendizagem, através de atividades diferenciadas e
enriquecedoras na área da literatura infantil, com a utilização de recursos e técnicas de
narração de histórias variadas estimulando o habito pela leitura, a
criatividade, o lúdico, o faz de conta e a imaginação;
· Vivenciar
atividades de discriminação visual, auditiva e por meio do tato;
. Reconhecer a sua imagem e de seus familiares;
DESENVOLVIMENTO:
·
Ampliar
a relação escola/família, promovendo a socialização e interação das crianças.
·
Observação
de fotografias;
·
Desenhos
artísticos, com materiais diversos;
·
Brincadeiras
coletivas para integração do grupo;
·
Trabalhar
com espelho para reconhecimento do corpo;
·
Atividades
que oportunizem a criança utilizar o corpo de diversos modos
·
Ensinar
músicas sobre o corpo;
·
Trabalhar
atividades de pintura e colagem
·
Contar
histórias sobre a família, corpo etc.;
·
Promover
momentos de experimentação dos órgãos do sentido
AVALIAÇÃO:
Conforme estabelecido nas Diretrizes
Curriculares Nacionais, a avaliação terá acompanhamento continuo,
possibilitando uma aprendizagem significativa por meio das diferentes
leituras, identificando e refletindo o desenvolvimento individual e do grupo,
observando dia a dia, garantindo a
construção da sua
autonomia como também aspectos emocionais, expressões, anseios, preferências
e descobertas.
A comunicação e
relacionamento com os pais/responsáveis serão de fundamental importância
contribuindo para o fortalecimento do nosso trabalho.
CONTEÚDOS
SELECIONADOS E MODALIDADES ORGANIZATIVAS QUE SERÃO OFERECIDAS AO BERÇÁRIO II
1. Brincar
e Imaginar
Objetivos de
aprendizagem:
·
Expressar-se
e desenvolver-se por meio da brincadeira como forma de, também,
apropriando-se da cultura;
·
Explorar
o meio em que está inserido, ampliando suas percepções;
·
Iniciar
o processo ter organização do pensamento;
·
Lidar
com as próprias emoções;
·
Desenvolver
a criatividade e a imaginação;
Expectativas de aprendizagem:
·
Brincar, vivenciando
situações de interação, cooperação e partilha;
·
Conhecer as regras de
convivência ;
·
Resolver e superar conflitos;
·
Ampliar o repertório de brincadeiras;
2. Conhecimento
e cuidado de si, do outro e do ambiente:
Objetivo da
aprendizagem:
·
Apropriar-se
de hábitos regulares de higiene pessoal e controle dos esfíncteres;
·
Conhecer
e cuidar dos diferentes ambientes da escola;
·
Realizar
tarefas com maior autonomia;
·
Estabelecer
relações respeitosas com crianças e adultos;
·
Expressar-se
de diferentes formas.
Expectativas de aprendizagem:
·
Aprender
a guardar brinquedo e materiais em seus lugares, ter iniciativa de limpar o
que está sujo, saber usar espaços e objetos.
3. Linguagem
Corporal:
Objetivo da
aprendizagem:
·
Comunicar-se
com os demais por meio do próprio corpo, expressando desejos, sentimentos e
necessidades;
Expectativas de aprendizagem:
4. Natureza e Cultura:
Objetivos da
aprendizagem:
·
Conhecer
elementos culturais (músicas, histórias, brincadeiras tradicionais) e
valorizá-los.
Expectativas de aprendizagem:
5. Linguagem
Verbal:
Objetivo da
aprendizagem:
Expectativas
de aprendizagem:
6. Conhecimento
Matemático:
Objetivo da
aprendizagem:
·
Vivenciar
experiências que possibilitem a formação do raciocínio lógico-matemático.
Expectativas de aprendizagem:
·
Compreender as relações com objetos e espaços tendo a
possibilidade de pensar a matemática em diferentes situações e contextos
cotidianos (brincadeiras, jogos);
·
Andar, correr, arrastar ou empurrar, equilibrar e
manipular objetos de diferentes formados, texturas e cores;
·
Usar diferentes caminhos;
·
Desenvolver a noção de em cima em baixo, ao lado, à
frente, atrás.
7. Linguagens
Artísticas:
Objetivo da
aprendizagem:
·
Apropriar-se das diversas linguagens artísticas;
·
Desenvolver a criatividade e imaginação por meio de
histórias, desenho, músicas e teatro;
·
Ampliar
sua sensibilidade e capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas,
cores, imagens, gestos e falas;
·
Expressar-se por meio das diversas linguagens
artísticas.
Expectativas
de aprendizagem:
·
Perceber e reagir aos diferentes sons do ambiente;
·
Conhecer diferentes gêneros e ritmos musicais ampliando
seu repertório;
·
Vivenciar o jogo simbólico e o faz de conta por meio da
linguagem teatral, aprendendo a imitar gestos, movimentos e expressões das
outras crianças, adultos ou personagens de histórias lidas, contadas ou
dramatizadas pelo professor, vivendo experiências de ser, imaginar e criar;
·
Desenvolver a curiosidade e a criatividade visual;
·
Conhecer diversidade de matérias, meios e suportes.
Materiais:
·
Papelaria diversa;
·
Recursos audiovisual;
·
CD/DVD
Modalidades
Organizativas:
Projeto:
·
Identidade
e autonomia
Atividades permanentes:
|
CRIETÉRIOS DE AVALIAÇÃO E
ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO
Avaliação:
Será realizada de forma contínua e
sistemática, durante todo o desenvolvimento do projeto, por meio de
observação e acompanhamento das atividades propostas, considerando as
capacidades e individualidades de cada criança, respeitando o tempo e ritmo
próprio de cada criança. Será feita uma avaliação da turma com base nos
registros das observações ao longo das atividades realizadas e do projeto,
que comporá o relatório avaliativo semestral.
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: ( culturais e de lazer)
Ø
TEATRO NA ESCOLA ;
Ø
PASSEIOS;
Ø
DIA DA FAMILIA NA ESCOLA.
BIBLIOGRAFIA/
FONTES USADAS NO TRABALHO:
·
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o
Professor
·
Orientações Curriculares Expectativas de Aprendizagem e Orientações Didáticas, 2007,
Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação
e Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo: SME/DOT, 2007.
·
Critérios para um atendimento em creches que respeite
os direitos fundamentais das crianças, 2009, Ministério da Educação,
Secretaria de educação Básica,
Segunda Edição, Brasília. Brasil. Ministério
da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental
·
REFERENCIAL CURRICULAR
NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL; Volumes 1, 2 e 3. Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação
Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM PROPOSTAS POR SME BERÇARIO II
Experiências de brincar e imaginar
As formas de
brincar já experimentadas podem prosseguir e novas aprendizagens podem ser
estimuladas: brincar de roda ou de cirandas imitando gestos e cantos
do professor e
dos colegas; brincar de esconde-esconde, de jogar bola, de correr, com a
supervisão do professor; imitar gestos e vocalizações de adultos,
crianças ou
animais, usar alguns objetos de um modo inusitado e em substituição de outros
(por exemplo, fazer gesto de passar um toquinho de madeira no corpo
como se ele fosse um sabonete).
Explorar o mundo pelo movimento
Com a conquista
da marcha, as crianças podem explorar desafios maiores oferecidos pelo espaço
por meio de movimentos coordenados rudimentares e básicos
(erguer a
cabeça, rolar, sentar, apoiar, rastejar, engatinhar), mas também andar,
correr, saltar, saltitar, pular para baixo, subir, etc, com maior autonomia presteza e
confiança.
Elas podem ser
apoiadas a manipular e explorar objetos de diferentes características
(formas, pesos, texturas, tamanhos, etc.) utilizando-se de movimentos básicos
(pegar, largar, levar à boca, chutar, lançar
de diferentes modos, empilhar, encaixar, etc.) igualmente com autonomia,
presteza e confiança progressiva.
Explorar o próprio corpo pelo movimento
As crianças podem
aprender a familiarizar-se com a própria imagem corporal e a discriminar, no
que se refere às sensações e percepções, as suas diferentes partes,
por meio do toque, interação com diferentes
parceiros (adultos e crianças de diferentes faixas etárias), brincadeiras,
uso do espelho, fotografia,
imagens de corpo
humano, etc.
Expressar/interagir pelo movimento
As crianças
podem aprender a utilizar uma diversidade maior de gestos, expressões faciais
e movimentos corporais de modo mais intencional na interação com um
número diversificado de parceiros. Podem
imitar posturas corporais, gestos e falas dos parceiros, reproduzindo-os em
outras situações.
Na interação com
parceiros em brincadeiras e danças, elas podem ampliar as possibilidades
gestuais ao movimentar-se ritmicamente ao som de músicas de
diferentes
gêneros. É possível ainda incentivá-las a apreciar apresentações de dança de
diferentes gêneros e outras expressões da cultura corporal
(como circo, esportes, mímica, teatro,
etc.).
Comunicar-se no cotidiano- linguagem oral
As crianças que
vivem em um contexto comunicativo, rico em interações, podem, desde muito
cedo, progressivamente aprender a expressar seus desejos,
sentimentos e necessidades por meio de
gestos e balbucios, e participar de situações mais coletivas de comunicação,
ainda que não seja uma roda de conversa
propriamente
dita, onde têm oportunidade de manter contato com outros falantes,
observá-los, imitá-los, etc. Nas interações que estabelecem com o professor,
as crianças
podem ser ajudadas a organizar seus balbucios em expressões que podem ser
compreendidas por qualquer falante de sua língua.
Elas podem
participar de uma situação mais coletiva de comunicação, ainda que não seja
uma roda de conversa propriamente dita, e expressar-se oralmente com o
apoio do
professor, que as auxilia a relatar ao seu modo suas brincadeiras ou fatos do
cotidiano.
Os bebês podem
ser apoiados a acompanhar a cantoria de parlendas, cantigas ou brincadeiras
cantadas, expressando-se corporalmente, emitindo sonorizações,
vocalizando com
o apoio do professor, etc.
As crianças podem ser ajudadas a distinguir a entonação do professor
quando ele conta histórias e quando se comunica em situações cotidianas, por
exemplo.
Experiências de exploração
da natureza e da cultura
As crianças
podem ser incentivadas a iniciar pequenas explorações com alimentos, objetos
e cheiros que ampliam suas experiências com sensações visuais,
auditivas,
gustativas e olfativas. Podem aprender a observar reações de causa e efeito
se forem estimuladas a agir sobre objetos para ver como eles reagem:
chutar bola de
modo forte e fraco, misturar terra e água, por exemplo.
Linguagem musical
As crianças
podem produzir sons batendo, sacudindo, chacoalhando etc. objetos sonoros e
instrumentos musicais diversos, usando o próprio corpo
e a voz. Podem
ser convidadas explorar as qualidades sonoras (intensidade, duração, timbre,
altura) de objetos e instrumentos musicais diversos, mesmo sem
reconhecê-las
convencionalmente.
Podem ainda
aprender a explorar as possibilidades expressivas da própria voz.
Linguagens visuais
Teatral
As crianças
podem aprender a imitar os gestos, movimentos e expressões das outras
crianças, adultos ou personagens de histórias diversas que forem lidas,
contadas ou dramatizadas pelo professor, em
que este se utilize dos recursos expressivos da voz (entonações) e da
expressão corporal.
Elas podem ser
apoiadas ao vestir fantasias, adereços e máscaras, a usar algum tipo de
maquiagem e brincar de “ser” coisas diferentes, utilizando elementos da
linguagem teatral. Podem aprender a apreciar
o teatro de bonecos e fantoches, o teatro feito com sombras e as
manifestações teatrais com animação de objetos
As crianças
podem não apenas observar, mas também começar a explorar algumas das
manifestações do campo visual. No contato com um ambiente visual voltado
ao desenvolvimento de sua criatividade, as
crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras
crianças e apontar sua produção entre as expostas na sala ou na roda de
observação das produções do grupo.
Plástica
As crianças
podem aprender a utilizar diferentes ferramentas, suportes e materiais e
diferentes posições espaciais e corporais para desenhar: sentado, em pé,
deitado. de bruços, etc., para explorar diversas possibilidades de traçar
garatujas, desde as mais desordenadas até os diagramas, radiais, etc.
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