PEA - PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO 2017 (APROVADO)


PREFEITURA DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ/TREMEMBÉ
CEI PARQUE CASA DE PEDRA





2017

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO (PEA)
(Conforme portarias SME.nº 901 de 24 de janeiro de 2014).
              






“Rotinas e Mediação para o Desenvolvimento Integral da Criança”





“... quando somos criancinhas não precisamos de contos de fadas: só precisamos de contos.
A vida pura e simples é suficientemente interessante. Uma criança de sete anos se impressiona quando lhe contam que Tommy abriu a porta e viu um dragão. Mas uma criança de três anos se impressiona quando lhe contam que Tommy abriu a porta.!”

G. K. CHESTERTON
        







Envolvidos

Educadores da escola: Professores de Educação Infantil (Titulares e Módulos) distribuídos em dois grupos, juntamente com a Coordenadora Pedagógica e Assistente de Diretor, em horários de trabalho, assumindo a coordenação na ordem especificada e na impossibilidade destes, delegando a responsabilidade a outros participantes do Projeto.
Consideramos ainda que a Equipe de Apoio, os alunos e os pais também estarão envolvidos, pois membros da comunidade Educativa são diretamente tocados pelas transformações das práticas educativas pretendidas


DOCENTES

GRUPO I

RF
Nome
774.944.9/3
Bruna Soares Pereira Barcelos
823.446.9/1
Flavia Aparecida de Almeida Alberto
822.285.1/1
Josivania Alexandre da Silva Dourado
805.529.7/2
Kelly Aparecida de Souto Ferreira
773.252.0/2
Luana Marin dos Santos
823.453.1/1
Lucimara da Silva
781.629.4/2
Paola Xavier Baptista Santos
781.549.2/2
Poliana da Silva Martins
818.057.1/1
Priscila Alves Silva Moraes
730.313.1/3
Shirley Regina Balazs Carneiro
744.863.5/1
Thais de Melo Gonzales
836.957.7/1
Valeria Regina Andreotti
823.359.4/1
Wanderly Garcia Baruel



GRUPO II

RF
Nome
622.351.6/1
Ana Maria Januario
698.557.2/2
Cristiane Vieira Brito
711.720.5/2
Cristina Sossai
757.094.5/1
Iuliana Suba da Silva Alves Brasil Toniolo
674.113.4/3
Josilene Modesto da Costa
609.366.3/1
Mirian de Paula Vasco dos Santos
749.435.1/1
Norma Helena Guia Pereira da Silva
818.102.1/1
Patricia Correa Santos
815.823.1/1
Priscila Luzia Leite Souza Oliveira
743.953.9/1
Regina Aparecida Geraldo
813.985.7/2
Sandra Sales de Oliveira
817.066.5/1
Valeria Afo Navarro Nascimento
807.357.1/1
Vanderson Teodoro da Silva




GESTORES

RF
Nome
Cargo
591.128.1/2
Cyra Cristina Cacau Ferro
Coordenadora Pedagógica
675.866.5/1
Rosangela J. Moreira Ballaris
Assistente de Diretor



Justificativa:
Considerando:

1.      A necessidade de reflexão das práticas pedagógicas para uma “Pedagogia da Infância”, que se dê, a partir da releitura crítica do universo sócio histórico no qual esta pedagogia se constitui e atenda ao ensejado Pelo Programa de Reorientação Curricular de SME – “Mais Educação São Paulo”.
2.      O contido nas orientações dos governos Federal e Municipal relativos à qualidade da educação infantil, especialmente o exposto na Orientação Normativa SME nº 01/13 – “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando olhares”;
3.      O avanço alcançado nas discussões sobre concepções de “infância”, “criança” e “instituição de educação infantil” e a necessária reestruturação do currículo numa metodologia dialógica;
4.      Os registros de avaliação do PEA e de projetos de trabalho, especialmente no que refere ao efetivo aprimoramento das práticas;
5.      A crença de que os registros pedagógicos podem constituir matérias para a revisão das práticas, bem como documentação para comunicação e memória (que são em si modos de partilhar significados com as famílias e estimular o movimento de aproximação para o verdadeiro diálogo e trocas necessárias ao planejamento de currículos que integrem as crianças ao mundo real no qual vivem)
6.      A necessidade da escuta e do olhar sobre a qualidade de vida do educador, suas habilidades, experiências, individualidades, permitindo inserção de atividades aeróbicas e exercícios respiratórios no ambiente escolar (ginástica laboral) com o intuito de proporcionar a qualidade de vida dos funcionários. Propomos um PEA cuja metodologia reflexiva permita uma constante retomada dos temas relativos à construção da infância no mundo contemporâneo e o registro das ações com intenção de documentação para reflexão, bem como para comunicação e preservação da historia destas ações.


Proposta de estudo para 2017:
1.      Leitura e releitura de projetos;
2.      Elaboração de registros dos trabalhos desenvolvidos.
3.      Apresentações dos registros e reflexões sobre as ações.
4.      Prática das atividades propostas



Objetivos

·         Produzir pautas norteadoras para planejamento coletivo e processual para ação educativa. Elaborar projetos pedagógicos.
·         Articular conhecimentos teóricos práticos nas intervenções pedagógicas docentes;
·         Desenvolver registros pedagógicos que se constituam em meios para revisão das práticas, bem como documentação para comunicação e memória: Relatórios de avaliações, registros fotográficos e relatos de práticas.
·         Possibilitar espaços de discussão acerca de situações de aprendizagem.
·         Prevenir doenças ocupacionais, reduzir o número de afastamentos médicos, diminuir o número de acidentes de trabalho e minimizar o absenteísmo.
·         Reduzir o desgaste físico e emocional, próprios da profissão e criando uma humanização e valorização no ambiente de trabalho.
·         Estabelecer mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.



Cronograma



Início
Término
Dias e horários
Total de horas
Grupo I
06/03/2017
06/12/2017
Segundas, terças e quartas – 18h00 – 19h00
109
Gupo II
07/03/2017
07/12/2017
Terças, quartas e quintas – 7h00 – 08h00
109



Fases/Etapas


Datas de trabalho do PEA – 2016:


Mês
Datas
Horas no mês
Leitura e atividades propostas*
Março
06, 07, 08, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28, 29
12
Elaboração do PEA
Parques Sonoros
Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando
experiências de estágios. Cap 10 planejamento na educação infantil

07, 08, 09, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29, 30
12
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;

Abril
03, 04, 05, 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25, 26
12
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;
Parques Sonoros

04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26, 27
12
Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Cap 1. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências
Maio
02, 03, 08, 09, 10, 16, 17, 23, 24, 29, 30, 31
12
Leitura: PMSP/SME. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo.
Bebês na Escola

02, 03, 04, 09, 10, 11,16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31
14
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;
Parques Sonoros
Junho
05, 06, 07, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28
12
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;

01, 06, 07, 08, 13, 14, 20, 21, 22, 27, 28, 29
12
O dia a dia na  Educação Infantil.
Julho
03, 04, 05, 24, 25, 26, 31
7
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;

04, 05, 06, 25, 26, 27
6
Avaliação Semestral do PEA.
Ndiphilile: eu estou viva!
Agosto
01, 02, 07, 08, 09, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29, 30
14
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;


01, 02, 03, 08, 09, 10, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30, 31
15
Educar na Curiosidade
Setembro
04, 05, 06, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26, 27
12
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;


05, 06, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28
11
Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores
Outubro
02, 03, 04, 09, 10, 11,16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31
14
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de propostas de trabalho;


03, 04, 05, 10, 11, 17, 18, 19, 24, 25, 26, 31
12
Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando experiências de estágios
Novembro
01, 06, 07, 08, 13, 14, 21, 22, 27, 28, 29
11
Discussão crítica sobre a escola que construímos em 2017.
Avaliação Final do PEA.

01, 07, 08, 09, 14, 16, 21, 22, 23, 28, 29, 30
12

Dezembro
04, 05, 06
3
Discussão crítica sobre a escola que construímos em 2017.
Avaliação Final do PEA.

05, 06, 07
3

Total de horas no projeto:
GI - 109



GII - 109

* proposta de leitura sujeita a alterações conforme ritmo e necessidades do grupo vinculadas a propostas de trabalho e avaliação e acréscimos sugeridos por SME/DOT em programas de formação.



Procedimento Metodológico

·         Discussão e adequação de pautas e projetos de trabalho;
·         Composição do registro históricos e ao mesmo tempo críticos das ações desenvolvidas : documentação das ações através de registros síntese, planos de trabalho, fotos, trabalhos selecionados, relatos.
·         Avaliação periódica dos resultados com vistas ao redimensionamento e adequação das propostas.
·         Práticas e experiências pautadas nos estudos e nas dinâmicas de grupo.


Resultados Esperados
·         Reestruturação do Projeto Político Pedagógico, especialmente no referente aos entendimentos de identidade e infância (atentando ao antagonismo que se impõe nas decisões sobre organização escolar e a meta de integração da vida dos infantes e ao estabelecido como adequado à infância- como brincadeiras e atividades, assistir a animações, produzir marcas pela escrita e pela arte ), desenvolvendo projetos que permitam à criança sentir prazer e desejar estar no CEI.
·         Efetiva confecção de registros sincrônicos dos trabalhos desenvolvidos.
·         A promoção em saúde caracterizada como um processo de envolvimento da equipe escolar para aumentar e melhorar o controle sobre a saúde, bem como transformar o ambiente, permitindo a recuperação de necessidades biopsicossocias e contribuindo para a realização e reestruturação pessoal.



Avaliação

A avaliação das propostas elaboradas deverá ser contínua e processual, redimencionando-as no que necessário. No entanto, prevê-se uma avaliação ao final de cada bimestre letivo, no que se refere à aplicabilidade e coerência do PEA com as diretrizes que o norteiam.
Segue o instrumento de registro da avaliação.





AVALIAÇÃO DE PEA

Ano letivo: 2017


 Discorra sobre os resultados positivos e negativos do desenvolvimento do PEA pelo grupo a partir das seguintes questões:
·         O trabalho atingiu os resultados a que se propôs? Permaneceu coerente com as Diretrizes para a Educação Infantil?
·         As atividades desenvolvidas no PEA resultaram em aprimoramento da prática educativa? Elenque as mudanças:
·         Como se deu a participação dos envolvidos?







Leituras Propostas - Referências Bibliográficas



PMSP/SME. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. São Paulo. 2010

PMSP/SME. Currículo Integrador da infância Paulistana. São Paulo. 2015

PMSP/SME. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo. 2016

PMSP/SME. Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares. Orientação normativa nº 01/13. São Paulo. 2014

PMSP/SME. Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo

PMSP/SME. Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana. São Paulo. 2016

L’ECUYER, Catherine  - Educar na Curiosidade; São Paulo; Editora Fons Sapieentia; 2015

ECKSCHMIDT, Sandra  - Ndiphilile: eu estou viva!; São Paulo; Editora Ecos Livro; 2014

SCHILLER, Pam; ROSSANO, Joan - Ensinar e Aprender Brincando.. Porto Alegre. Editora Artmed. 2008

CAIRUGA, Rosana Rego; CASTRO, Marilene Costa de; COSTA, Marcia Rosa da - Bebês na Escola.. Editora Mediação

RAPOPORT, Andrea; FILHO, Gabriel de Andrade Junqueira; KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva; MELLO, Maura Maria, Sá de; MACHADO, Patricia Brum; CUNHA, Susana Rangel, Vieira da - O dia a dia na  Educação Infantil. Editora mediação

DAVIS, Martha – Manual de Relaxamento e redução do stress. SãoPaulo, Editora Summus. 1996

OSTETTO, Luciana E. (org.) - Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando
experiências de estágios. Campinas, SP: Papirus, 2000.

OSTETTO, Luciana E. (org.) – Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Campinas, SP: Papirus, 2008.

TANIL, Andrea S. Fragakis – Dinâmicas Lúdicas Para Os Programas de Ginástica Laboral. São Paulo, Editora Vozes

Filmes:
O começo da vida (documentário)- Maria Farinha Produções. Brasil, 2016. Direção Estela Renner

Sementes do nosso quintal - Produção Julie Lockley. Brasil, 2012.  Direção: Fernanda Heinz Figueiredo;

Criança a Alma do negócio – Maria Farinha Produções. Brasil, 2008 – Direção: Estela Renner;

Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial. Índia: 2007 Aamir Khan Productions.




Assinatura dos Participantes:
R.F.
NOMES
ASSINATURA
622.351.6/1
Ana Maria Januario

774.944.9/3
Bruna Soares Pereira Barcelos

836.927.5/1
Celia Martins da Costa

698.557.2/2
Cristiane Vieira Brito

711.720.5/2
Cristina Sossai

591.128.1/2
Cyra Cristina Cacau Ferro

823.446.9/1
Flavia Aparecida de Almeida Alberto

757.094.5/1
Iuliana Suba da Silva Alves Brasil Toniolo

674.113.4/3
Josilene Modesto da Costa

822.285.1/1
Josivania Alexandre da Silva Dourado

805.529.7/2
Kelly Aparecida de Souto Ferreira

773.252.0/2
Luana Marin dos Santos

823.453.1/1
Lucimara da Silva

609.366.3/1
Mirian de Paula Vasco dos Santos

749.435.1/1
Norma Helena Guia Pereira da Silva

781.629.4/2
Paola Xavier Baptista Santos

818.102.1/1
Patricia Correa Santos

781.549.2/2
Poliana da Silva Martins

818.057.1/1
Priscila Alves Silva Moraes

815.823.1/1
Priscila Luzia Leite Souza Oliveira

743.953.9/1
Regina Aparecida Geraldo

675.866.5/1
Rosangela J. Moreira Ballaris

813.985.7/2
Sandra Sales de Oliveira

730.313.1/3
Shirley Regina Balazs Carneiro

744.863.5/1
Thais de Melo Gonzales

817.066.5/1
Valeria Afo Navarro Nascimento

836.957.7/1
Valeria Regina Andreotti

807.357.1/1
Vanderson Teodoro da Silva

823.359.4/1
Wanderly Garcia Baruel






PARECER DA EQUIPE GESTORA DA U.E

Entendemos que os estudos propostos, bem como a ação reflexiva sobre currículo e a prática de registros que alimentem o diálogo entre os membros dos diversos segmentos da comunidade escolar, podem resultar em práticas  que favoreçam propostas que considerem a criança como sujeito sócio histórico. 

Desta forma, reconhecendo a pertinência da proposta e sua consonância com o Projeto Político Pedagógico, manifestamo-nos favoráveis ao seu desdobramento.

PARECER DO SUPERVISOR











CARIMBO E ASSINATURA



A.    Diretor de Escola                                                      B. Coordenador Pedagógico



SP  ____/____/____                                                             SP ____/____/____



C.    Supervisor Escolar                                                        D. Diretor Regional                                                                                          




SP ____/____/____                                                               SP ___/___/___    



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