PREFEITURA DO
MUNICIPIO DE SÃO PAULO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE
JAÇANÃ/TREMEMBÉ
CEI PARQUE
CASA DE PEDRA
2017
PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO (PEA)
(Conforme portarias SME.nº 901 de 24 de janeiro de
2014).
“Rotinas e
Mediação para o Desenvolvimento Integral da Criança”
“... quando somos criancinhas não precisamos de
contos de fadas: só precisamos de contos.
A vida pura e simples é suficientemente
interessante. Uma criança de sete anos se impressiona quando lhe contam que
Tommy abriu a porta e viu um dragão. Mas uma criança de três anos se
impressiona quando lhe contam que Tommy abriu a porta.!”
G. K. CHESTERTON
|
Envolvidos
Educadores da escola: Professores de Educação Infantil
(Titulares e Módulos) distribuídos em dois grupos, juntamente com a
Coordenadora Pedagógica e Assistente de Diretor, em horários de trabalho,
assumindo a coordenação na ordem especificada e na impossibilidade destes, delegando
a responsabilidade a outros participantes do Projeto.
Consideramos ainda que a Equipe de Apoio, os alunos e os
pais também estarão envolvidos, pois membros da comunidade Educativa são
diretamente tocados pelas transformações das práticas educativas pretendidas
DOCENTES
GRUPO I
RF
|
Nome
|
774.944.9/3
|
Bruna Soares Pereira
Barcelos
|
823.446.9/1
|
Flavia Aparecida de
Almeida Alberto
|
822.285.1/1
|
Josivania Alexandre da
Silva Dourado
|
805.529.7/2
|
Kelly Aparecida de Souto
Ferreira
|
773.252.0/2
|
Luana Marin dos Santos
|
823.453.1/1
|
Lucimara da Silva
|
781.629.4/2
|
Paola Xavier Baptista
Santos
|
781.549.2/2
|
Poliana da Silva Martins
|
818.057.1/1
|
Priscila Alves Silva
Moraes
|
730.313.1/3
|
Shirley Regina Balazs
Carneiro
|
744.863.5/1
|
Thais de Melo Gonzales
|
836.957.7/1
|
Valeria Regina Andreotti
|
823.359.4/1
|
Wanderly Garcia Baruel
|
GRUPO II
RF
|
Nome
|
622.351.6/1
|
Ana Maria Januario
|
698.557.2/2
|
Cristiane Vieira Brito
|
711.720.5/2
|
Cristina Sossai
|
757.094.5/1
|
Iuliana Suba da Silva
Alves Brasil Toniolo
|
674.113.4/3
|
Josilene Modesto da Costa
|
609.366.3/1
|
Mirian de Paula Vasco dos
Santos
|
749.435.1/1
|
Norma Helena Guia Pereira
da Silva
|
818.102.1/1
|
Patricia Correa Santos
|
815.823.1/1
|
Priscila Luzia Leite
Souza Oliveira
|
743.953.9/1
|
Regina Aparecida Geraldo
|
813.985.7/2
|
Sandra Sales de Oliveira
|
817.066.5/1
|
Valeria Afo Navarro
Nascimento
|
807.357.1/1
|
Vanderson Teodoro da
Silva
|
GESTORES
RF
|
Nome
|
Cargo
|
591.128.1/2
|
Cyra Cristina Cacau Ferro
|
Coordenadora Pedagógica
|
675.866.5/1
|
Rosangela J. Moreira
Ballaris
|
Assistente de Diretor
|
Justificativa:
Considerando:
1.
A necessidade de reflexão das práticas
pedagógicas para uma “Pedagogia da Infância”, que se dê, a partir da releitura
crítica do universo sócio histórico no qual esta pedagogia se constitui e
atenda ao ensejado Pelo Programa de Reorientação Curricular de SME – “Mais
Educação São Paulo”.
2.
O contido nas orientações dos governos
Federal e Municipal relativos à qualidade da educação infantil, especialmente o
exposto na Orientação Normativa SME nº 01/13 – “Avaliação na Educação Infantil:
aprimorando olhares”;
3.
O avanço alcançado nas discussões sobre
concepções de “infância”, “criança” e “instituição de educação infantil” e a
necessária reestruturação do currículo numa metodologia dialógica;
4.
Os registros de avaliação do PEA e de
projetos de trabalho, especialmente no que refere ao efetivo aprimoramento das
práticas;
5.
A crença de que os registros pedagógicos
podem constituir matérias para a revisão das práticas, bem como documentação
para comunicação e memória (que são em si modos de partilhar significados com
as famílias e estimular o movimento de aproximação para o verdadeiro diálogo e
trocas necessárias ao planejamento de currículos que integrem as crianças ao
mundo real no qual vivem)
6.
A necessidade da escuta e do olhar sobre a
qualidade de vida do educador, suas habilidades, experiências,
individualidades, permitindo inserção de atividades aeróbicas e exercícios
respiratórios no ambiente escolar (ginástica laboral) com o intuito de
proporcionar a qualidade de vida dos funcionários. Propomos um PEA cuja
metodologia reflexiva permita uma constante retomada dos temas relativos à
construção da infância no mundo contemporâneo e o registro das ações com
intenção de documentação para reflexão, bem como para comunicação e preservação
da historia destas ações.
Proposta de estudo para 2017:
1. Leitura
e releitura de projetos;
2. Elaboração
de registros dos trabalhos desenvolvidos.
3. Apresentações
dos registros e reflexões sobre as ações.
4. Prática
das atividades propostas
Objetivos
·
Produzir pautas norteadoras para
planejamento coletivo e processual para ação educativa. Elaborar projetos
pedagógicos.
·
Articular conhecimentos teóricos práticos nas
intervenções pedagógicas docentes;
·
Desenvolver registros pedagógicos que se constituam em meios para revisão
das práticas, bem como documentação para comunicação e memória: Relatórios de
avaliações, registros fotográficos e relatos de práticas.
·
Possibilitar espaços de discussão acerca de situações de aprendizagem.
·
Prevenir doenças ocupacionais, reduzir o número de afastamentos médicos,
diminuir o número de acidentes de trabalho e minimizar o absenteísmo.
·
Reduzir o desgaste físico e emocional, próprios da profissão e criando
uma humanização e valorização no ambiente de trabalho.
·
Estabelecer mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração
dos saberes da comunidade.
Cronograma
Início
|
Término
|
Dias
e horários
|
Total
de horas
|
|
Grupo I
|
06/03/2017
|
06/12/2017
|
Segundas, terças e quartas – 18h00 –
19h00
|
109
|
Gupo II
|
07/03/2017
|
07/12/2017
|
Terças, quartas e quintas – 7h00 –
08h00
|
109
|
Fases/Etapas
Datas de trabalho do PEA – 2016:
Mês
|
Datas
|
Horas no mês
|
Leitura e atividades
propostas*
|
Março
|
06, 07, 08, 13, 14,
15, 20, 21, 22, 27, 28, 29
|
12
|
Elaboração do PEA
Parques Sonoros
Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando
experiências de estágios. Cap 10 planejamento na educação infantil
|
07, 08, 09, 14, 15,
16, 21, 22, 23, 28, 29, 30
|
12
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
|
|
Abril
|
03, 04, 05, 10, 11,
12, 17, 18, 19, 24, 25, 26
|
12
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
Parques Sonoros
|
04, 05, 06, 11, 12,
13, 18, 19, 20, 25, 26, 27
|
12
|
Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. Cap 1.
Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências
|
|
Maio
|
02, 03, 08, 09, 10,
16, 17, 23, 24, 29, 30, 31
|
12
|
Leitura: PMSP/SME. Indicadores de Qualidade na Educação Infantil
Paulistana. São Paulo.
Bebês na Escola
|
02, 03, 04, 09, 10,
11,16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31
|
14
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
Parques Sonoros
|
|
Junho
|
05, 06, 07, 12, 13,
14, 19, 20, 21, 26, 27, 28
|
12
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
|
01, 06, 07, 08, 13,
14, 20, 21, 22, 27, 28, 29
|
12
|
O dia a dia na Educação Infantil.
|
|
Julho
|
03, 04, 05, 24, 25,
26, 31
|
7
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
|
04, 05, 06, 25, 26, 27
|
6
|
Avaliação Semestral do PEA.
Ndiphilile: eu estou viva!
|
|
Agosto
|
01, 02, 07, 08, 09,
14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29, 30
|
14
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
|
01, 02, 03, 08, 09,
10, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30, 31
|
15
|
Educar na Curiosidade
|
|
Setembro
|
04, 05, 06, 11, 12,
13, 18, 19, 20, 25, 26, 27
|
12
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
|
05, 06, 12, 13, 14,
19, 20, 21, 26, 27, 28
|
11
|
Educação Infantil: Saberes e
Fazeres da Formação de Professores
|
|
Outubro
|
02, 03, 04, 09, 10,
11,16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31
|
14
|
Discussão e adequação de pautas/projetos para desenvolvimento de
propostas de trabalho;
|
03, 04, 05, 10, 11,
17, 18, 19, 24, 25, 26, 31
|
12
|
Encontros e Encantamentos na
Educação Infantil: Partilhando experiências de estágios
|
|
Novembro
|
01, 06, 07, 08, 13, 14,
21, 22, 27, 28, 29
|
11
|
Discussão crítica sobre a escola que construímos em 2017.
Avaliação Final do PEA.
|
01, 07, 08, 09, 14,
16, 21, 22, 23, 28, 29, 30
|
12
|
||
Dezembro
|
04, 05, 06
|
3
|
Discussão crítica sobre a escola que construímos em 2017.
Avaliação Final do PEA.
|
05, 06, 07
|
3
|
||
Total de horas no projeto:
|
GI -
109
|
||
GII
- 109
|
* proposta de leitura sujeita a alterações conforme
ritmo e necessidades do grupo vinculadas a propostas de trabalho e avaliação e
acréscimos sugeridos por SME/DOT em programas de formação.
Procedimento Metodológico
·
Discussão e adequação de pautas
e projetos de trabalho;
·
Composição do registro históricos
e ao mesmo tempo críticos das ações desenvolvidas : documentação das ações
através de registros síntese, planos de trabalho, fotos, trabalhos
selecionados, relatos.
·
Avaliação periódica dos
resultados com vistas ao redimensionamento e adequação das propostas.
·
Práticas e experiências pautadas
nos estudos e nas dinâmicas de grupo.
Resultados Esperados
·
Reestruturação do Projeto
Político Pedagógico, especialmente no referente aos entendimentos de identidade
e infância (atentando ao antagonismo que se impõe nas decisões sobre
organização escolar e a meta de integração da vida dos infantes e ao
estabelecido como adequado à infância- como brincadeiras e atividades, assistir
a animações, produzir marcas pela escrita e pela arte ), desenvolvendo projetos
que permitam à criança sentir prazer e desejar estar no CEI.
·
Efetiva confecção de registros
sincrônicos dos trabalhos desenvolvidos.
·
A promoção em saúde
caracterizada como um processo de envolvimento da equipe escolar para aumentar
e melhorar o controle sobre a saúde, bem como transformar o ambiente,
permitindo a recuperação de necessidades biopsicossocias e contribuindo para a
realização e reestruturação pessoal.
Avaliação
A avaliação das propostas elaboradas deverá ser contínua e processual,
redimencionando-as no que necessário. No entanto, prevê-se uma avaliação ao
final de cada bimestre letivo, no que se refere à aplicabilidade e coerência do
PEA com as diretrizes que o norteiam.
Segue o instrumento de registro
da avaliação.
AVALIAÇÃO DE PEA
Ano letivo:
2017
Discorra sobre os resultados
positivos e negativos do desenvolvimento do PEA pelo grupo a partir das
seguintes questões:
·
O trabalho atingiu os resultados a que se propôs?
Permaneceu coerente com as Diretrizes para a Educação Infantil?
·
As atividades desenvolvidas no PEA resultaram em
aprimoramento da prática educativa? Elenque as mudanças:
·
Como se deu a participação dos envolvidos?
|
Leituras Propostas - Referências
Bibliográficas
PMSP/SME. Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. São Paulo. 2010
PMSP/SME.
Currículo Integrador da infância Paulistana. São Paulo. 2015
PMSP/SME.
Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo. 2016
PMSP/SME.
Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares. Orientação normativa nº
01/13. São Paulo. 2014
PMSP/SME.
Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo
PMSP/SME.
Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana. São Paulo. 2016
L’ECUYER,
Catherine - Educar na Curiosidade;
São Paulo; Editora Fons Sapieentia; 2015
ECKSCHMIDT, Sandra - Ndiphilile: eu estou viva!; São
Paulo; Editora Ecos Livro; 2014
SCHILLER,
Pam; ROSSANO, Joan - Ensinar e Aprender Brincando.. Porto
Alegre. Editora Artmed. 2008
CAIRUGA,
Rosana Rego; CASTRO, Marilene Costa de; COSTA, Marcia Rosa da - Bebês
na Escola.. Editora Mediação
RAPOPORT,
Andrea; FILHO, Gabriel de Andrade Junqueira; KAERCHER, Gládis Elise Pereira da
Silva; MELLO, Maura Maria, Sá de; MACHADO, Patricia Brum; CUNHA, Susana Rangel,
Vieira da - O dia a dia na Educação Infantil.
Editora mediação
DAVIS,
Martha – Manual de Relaxamento e redução do stress. SãoPaulo, Editora
Summus. 1996
OSTETTO,
Luciana E. (org.) - Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: Partilhando
experiências
de estágios. Campinas, SP:
Papirus, 2000.
OSTETTO,
Luciana E. (org.) – Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores.
Campinas, SP: Papirus, 2008.
TANIL,
Andrea S. Fragakis – Dinâmicas Lúdicas Para Os Programas de Ginástica
Laboral. São Paulo, Editora Vozes
Filmes:
O
começo da vida (documentário)- Maria
Farinha Produções. Brasil, 2016. Direção Estela Renner
Sementes
do nosso quintal - Produção Julie
Lockley. Brasil, 2012. Direção: Fernanda Heinz Figueiredo;
Criança
a Alma do negócio – Maria Farinha
Produções. Brasil, 2008 – Direção: Estela Renner;
Como
Estrelas na Terra – Toda criança é especial. Índia: 2007 Aamir Khan
Productions.
Assinatura
dos Participantes:
R.F.
|
NOMES
|
ASSINATURA
|
622.351.6/1
|
Ana Maria Januario
|
|
774.944.9/3
|
Bruna Soares Pereira Barcelos
|
|
836.927.5/1
|
Celia Martins da Costa
|
|
698.557.2/2
|
Cristiane Vieira Brito
|
|
711.720.5/2
|
Cristina Sossai
|
|
591.128.1/2
|
Cyra Cristina Cacau Ferro
|
|
823.446.9/1
|
Flavia Aparecida de Almeida Alberto
|
|
757.094.5/1
|
Iuliana Suba da Silva Alves Brasil Toniolo
|
|
674.113.4/3
|
Josilene Modesto da Costa
|
|
822.285.1/1
|
Josivania Alexandre da Silva Dourado
|
|
805.529.7/2
|
Kelly Aparecida de Souto Ferreira
|
|
773.252.0/2
|
Luana Marin dos Santos
|
|
823.453.1/1
|
Lucimara da Silva
|
|
609.366.3/1
|
Mirian de Paula Vasco dos Santos
|
|
749.435.1/1
|
Norma Helena Guia Pereira da Silva
|
|
781.629.4/2
|
Paola Xavier Baptista Santos
|
|
818.102.1/1
|
Patricia Correa Santos
|
|
781.549.2/2
|
Poliana da Silva Martins
|
|
818.057.1/1
|
Priscila Alves Silva Moraes
|
|
815.823.1/1
|
Priscila Luzia Leite Souza Oliveira
|
|
743.953.9/1
|
Regina Aparecida Geraldo
|
|
675.866.5/1
|
Rosangela J. Moreira Ballaris
|
|
813.985.7/2
|
Sandra Sales de Oliveira
|
|
730.313.1/3
|
Shirley Regina Balazs Carneiro
|
|
744.863.5/1
|
Thais de Melo Gonzales
|
|
817.066.5/1
|
Valeria Afo Navarro Nascimento
|
|
836.957.7/1
|
Valeria Regina Andreotti
|
|
807.357.1/1
|
Vanderson Teodoro da Silva
|
|
823.359.4/1
|
Wanderly Garcia Baruel
|
PARECER
DA EQUIPE GESTORA DA U.E
Entendemos que os estudos propostos,
bem como a ação reflexiva sobre currículo e a prática de registros que
alimentem o diálogo entre os membros dos diversos segmentos da comunidade
escolar, podem resultar em práticas que
favoreçam propostas que considerem a criança como sujeito sócio histórico.
Desta forma, reconhecendo a pertinência da proposta e sua consonância com o
Projeto Político Pedagógico, manifestamo-nos favoráveis ao seu desdobramento.
PARECER
DO SUPERVISOR
CARIMBO
E ASSINATURA
A. Diretor de Escola B.
Coordenador Pedagógico
SP ____/____/____
SP ____/____/____
C. Supervisor Escolar
D. Diretor Regional
SP
____/____/____
SP ___/___/___
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