QUEM SOMOS




       IDENTIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO:

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
CEI PARQUE CASA DE PEDRA
ENDEREÇO: Rua Canto do Engenho, 288
BAIRRO – PARQUE CASA DE PEDRA
CEP. 02322 – 210
DRE. JACANÃ/TREMEMBÉ
TELEFONE (11) 2204 1092/ 2953 3650
E.H. 16.10.69.125.000000
NIVEL DE ENSINO: Educação Infantil

Dados institucionais:
INÍCIO DE ATIVIDADE: 01/07/1981


     HISTÓRICO:

A creche, como era chamada no início da sua criação na cidade de São Paulo, foi inaugurada em 1981 e atendia crianças de 4 meses a 6 anos e 11 meses. Era bem menor em relação a espaço físico e funcionários. Em 1990 recebeu a primeira reforma e foram ampliados os seus espaços (salas e refeitório). A instituição tinha a finalidade principal em atender as crianças das mães trabalhadoras e menos favorecidas, para isso, era feita uma triagem, com visitas às casas das famílias a fim de verificar esta necessidade de cuidados e oferecer a vaga.
A proposta era principalmente de cuidados assistencialistas às crianças (banho, alimentação, sono), não havia material pedagógico disponível e muitos professores acabavam comprando matérias do próprio salário. Todo tipo de trabalho era feito por todos os funcionários da instituição, inclusive pelos professores, que faziam limpeza, alimentação, lavagem de fraldas de panos e faxinas nas “Reuniões de Grupo”, o que chamamos hoje de Reuniões Pedagógicas.
Em 2003, houve a transferência das creches conveniadas da Secretaria Assistência Social- SAS, para a Secretaria Municipal de Educação- SME e ofereceu formação aos profissionais que trabalhavam com as crianças e bebês (ADI- Magistério) e em 2004, estes passaram a deter o cargo de Professores de Educação Infantil. (Relato das Professoras Marine e Iracema).



Nosso trabalho é pautado:

Ø  no respeito aos diretos dos bebês e crianças e nos princípios da observância das características e singularidades da região que atendemos, na perspectiva dos sujeitos e culturas, partir das variáveis relacionadas à classe social, etnia, raça, religião, condição socioeconômica e gênero, a relação indissociável entre proposta pedagógica e o espaço físico;
Ø  A relação indissociável entre proposta pedagógica e espaço físico, entendendo o espaço como elemento que concretiza a pedagogia da Infância à medida que, cotidianamente vão se construindo diferentes ambientes que considerem todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças;
Ø  A atuação intencional das educadoras e dos educadores na constituição dos ambientes, na organização dos tempos e na seleção e organização dos brinquedos, materiais e objetos permite que as relações e as interações entre adultos, bebês e crianças sejam promotoras do desenvolvimento de autonomia e de aprendizagens.  (Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana);
Ø  No desafio da parceria entre Educadores/ Educadoras- Famílias / Comunidade, considerando as diferenças culturais, especificidades, limites e possibilidades, em espaços produtores de diálogo, a fim de fortalecer os vínculos que serão construídos ao longo da sua permanência no CEI;
Ø  O desafio da interação e do diálogo e transparência entre as equipes: gestora, docente e de apoio, pois sabemos que é imprescindível para um trabalho coletivo e coerente, valorizando lhes cada um em suas especificidades e proporcionado as condições necessárias ao desenvolvimento de seu trabalho com segurança, recursos necessários e apoio aos seus pares.


Neste sentido, nossos objetivos são:

Ø  Assegurar uma infância feliz, de liberdade e saudável como tempo de vida e o respeito às diferentes maneiras de viver este período e as necessidades e ritmos individuais;
Ø  Garantir a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como indissociável do processo educativo;
Ø  Oferecer brincadeiras e Interações (crianças, adultos, ambientes e materiais) ocupando a maior parte do tempo em que permanecem na Unidade;
Ø  Propiciar participação, escolha, decisão, recolhimento, individualidade, descanso, momentos para experiências coletivas e em pequenos grupos;
Ø  Planejar espaços alegres, acolhedores e coloridos que instiguem as crianças a desenvolverem a sensibilidade estética;
Ø  Contemplar a participação cotidiana dos bebês e crianças no planejamento dos diferentes tempos na Unidade;
Ø  Respeitar a diversidade étnico-racial, de gênero e sexualidade, socioeconômica, religiosa, linguística e cultural;
Ø  Problematizar o cotidiano das crianças e bebês para o convívio com adultos sensíveis e disponíveis às culturas infantis;
Ø  Reconhecer, valorizar, respeitar a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação;
Ø  Possibilitar a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos e midiáticos
Ø  Inteirar e integrar, as famílias não só nós momentos deliberativos, pontuais, mas sim, no acompanhamento partilhado do desenvolvimento da criança;
Ø  Atender a todos os funcionários do CEI de forma transparente, democrática e compartilhada, na tentativa de afinar a diversidade de olhares existente entre gestão e educadores.



  
Entendemos que devemos proporcionar atividades atrativas que favoreçam o desenvolvimento da autonomia, respeitando as faixas-etárias e para tanto, os espaços devem ser planejados à favorecer as possibilidades de usufruir prazerosamente de todas as atividades propostas a fim de promover o desenvolvimento e aprendizagem integral das crianças e bebês, tendo como eixos o brincar e as interações, na interação entre seus pares, respeitando as diferentes culturas.





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