IDENTIFICAÇÃO
E LOCALIZAÇÃO:
DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
CEI PARQUE
CASA DE PEDRA
ENDEREÇO: Rua
Canto do Engenho, 288
BAIRRO –
PARQUE CASA DE PEDRA
CEP. 02322 –
210
DRE.
JACANÃ/TREMEMBÉ
TELEFONE (11)
2204 1092/ 2953 3650
E.H.
16.10.69.125.000000
NIVEL DE
ENSINO: Educação Infantil
Dados
institucionais:
INÍCIO DE
ATIVIDADE: 01/07/1981
HISTÓRICO:
A creche,
como era chamada no início da sua criação na cidade de São Paulo, foi
inaugurada em 1981 e atendia crianças de 4 meses a 6 anos e 11 meses. Era bem
menor em relação a espaço físico e funcionários. Em 1990 recebeu a primeira
reforma e foram ampliados os seus espaços (salas e refeitório). A instituição
tinha a finalidade principal em atender as crianças das mães trabalhadoras e
menos favorecidas, para isso, era feita uma triagem, com visitas às casas das
famílias a fim de verificar esta necessidade de cuidados e oferecer a vaga.
A proposta
era principalmente de cuidados assistencialistas às crianças (banho,
alimentação, sono), não havia material pedagógico disponível e muitos
professores acabavam comprando matérias do próprio salário. Todo tipo de
trabalho era feito por todos os funcionários da instituição, inclusive pelos
professores, que faziam limpeza, alimentação, lavagem de fraldas de panos e
faxinas nas “Reuniões de Grupo”, o que chamamos hoje de Reuniões Pedagógicas.
Em 2003, houve
a transferência das creches conveniadas da Secretaria Assistência Social- SAS,
para a Secretaria Municipal de Educação- SME e ofereceu formação aos
profissionais que trabalhavam com as crianças e bebês (ADI- Magistério) e em
2004, estes passaram a deter o cargo de Professores de Educação Infantil.
(Relato das Professoras Marine e Iracema).
Nosso trabalho é pautado:
Ø no respeito aos diretos dos bebês e
crianças e nos princípios da observância das características e singularidades
da região que atendemos, na perspectiva dos sujeitos e culturas, partir das
variáveis relacionadas à classe social, etnia, raça, religião, condição
socioeconômica e gênero, a relação indissociável entre proposta pedagógica e o
espaço físico;
Ø A relação indissociável entre proposta
pedagógica e espaço físico, entendendo o espaço como elemento que concretiza a
pedagogia da Infância à medida que, cotidianamente vão se construindo
diferentes ambientes que considerem todas as dimensões humanas potencializadas
nas crianças;
Ø A atuação intencional das educadoras e
dos educadores na constituição dos ambientes, na organização dos tempos e na
seleção e organização dos brinquedos, materiais e objetos permite que as
relações e as interações entre adultos, bebês e crianças sejam promotoras do
desenvolvimento de autonomia e de aprendizagens. (Padrões Básicos de Qualidade na Educação
Infantil Paulistana);
Ø No desafio da parceria entre Educadores/
Educadoras- Famílias / Comunidade, considerando as diferenças culturais,
especificidades, limites e possibilidades, em espaços produtores de diálogo, a
fim de fortalecer os vínculos que serão construídos ao longo da sua permanência
no CEI;
Ø O desafio da interação e do diálogo e
transparência entre as equipes: gestora, docente e de apoio, pois sabemos que é
imprescindível para um trabalho coletivo e coerente, valorizando lhes cada um
em suas especificidades e proporcionado as condições necessárias ao
desenvolvimento de seu trabalho com segurança, recursos necessários e apoio aos
seus pares.
Neste sentido, nossos objetivos são:
Ø Assegurar uma infância feliz, de
liberdade e saudável como tempo de vida e o respeito às diferentes maneiras de
viver este período e as necessidades e ritmos individuais;
Ø Garantir a educação em sua
integralidade, entendendo o cuidado como indissociável do processo educativo;
Ø Oferecer brincadeiras e Interações
(crianças, adultos, ambientes e materiais) ocupando a maior parte do tempo em
que permanecem na Unidade;
Ø Propiciar participação, escolha,
decisão, recolhimento, individualidade, descanso, momentos para experiências
coletivas e em pequenos grupos;
Ø Planejar espaços alegres, acolhedores e
coloridos que instiguem as crianças a desenvolverem a sensibilidade estética;
Ø Contemplar a participação cotidiana dos
bebês e crianças no planejamento dos diferentes tempos na Unidade;
Ø Respeitar a diversidade étnico-racial, de
gênero e sexualidade, socioeconômica, religiosa, linguística e cultural;
Ø Problematizar o cotidiano das crianças e
bebês para o convívio com adultos sensíveis e disponíveis às culturas infantis;
Ø Reconhecer, valorizar, respeitar a
interação das crianças com as histórias e as culturas africanas,
afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação;
Ø Possibilitar a utilização de gravadores,
projetores, computadores, máquinas fotográficas e outros recursos tecnológicos
e midiáticos
Ø Inteirar e integrar, as famílias não só
nós momentos deliberativos, pontuais, mas sim, no acompanhamento partilhado do
desenvolvimento da criança;
Ø Atender a todos os funcionários do CEI
de forma transparente, democrática e compartilhada, na tentativa de afinar a
diversidade de olhares existente entre gestão e educadores.
Entendemos que devemos proporcionar atividades atrativas que favoreçam o desenvolvimento
da autonomia, respeitando as faixas-etárias e para tanto, os espaços devem ser
planejados à favorecer as possibilidades de usufruir prazerosamente de todas as
atividades propostas a fim de promover o desenvolvimento e aprendizagem
integral das crianças e bebês, tendo como eixos o brincar e as interações, na
interação entre seus pares, respeitando as diferentes culturas.
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