POR FAVOR,
LEIAM!!!!!!
Prezadas famílias,
Após discussões com
o grupo de funcionários em fevereiro, março e abril, sobre documentos federais
e municipais, que dão embasamento ao nosso sistema educacional, passamos
a questionar a celebração de algumas datas e o prejuízo que isso pode causar
nas crianças, visto que várias delas se sentiriam
excluídas, como uma criança criada por duas mães, ou então uma
que não seguisse a religião católica. Isso sem contar o imenso lado comercial que estas datas acabaram tomando, distanciando as crianças do verdadeiro
sentido delas, fazendo-as ligar CARINHO A PRESENTES E CONSUMO.
A escola, por muito
tempo, acreditou que fosse importante comemorar algumas datas dentro de seus
portões. Acreditávamos que, ao dar um desenho para pintar com uma imagem sobre
algumas das datas, ao fazer uma lembrancinha, ao pintar o rosto, fazer uma
festa ou um ritual religioso ou patriótico, estaríamos inserindo as crianças
dentro da sociedade da melhor maneira e trabalhando seu desenvolvimento e suas
potencialidades. Porém, aos poucos, fomos percebendo que nosso papel não era
apenas reproduzir os discursos sociais. Além do que, muita coisa mudou. MUDOU NOSSA VISÃO SOBRE SOCIEDADE, SOBRE
ESCOLA, SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE O
JEITO DE ENSINAR E O PAPEL DO EDUCADOR. MUDARAM AS FAMÍLIAS E RELIGIÕES. INTENSIFICARAM OS ESTUDOS CIENTÍFICOS DE COMO APRENDEM OS BEBÊS E
CRIANÇAS. E DIANTE DISSO, COMO NÃO MUDARIA NOSSA VISÃO SOBRE AS DATAS
COMEMORATIVAS? TAMBÉM É NOVO PARA NÓS E NOS CUSTA ABRIR MÃO DESTES VELHOS
HÁBITOS.
Após as discussões
na escola e explicado a todos os funcionários, inclusive para a equipe
terceirizada da cozinha e limpeza, partimos para a próxima fase, que foi
informar e abrir um diálogo junto às famílias, nos dias 13 e 14 de abril, nas
próprias Reuniões de Educadores e Responsáveis..
Aqui abaixo expomos
o que foi conversado nas reuniões, ou seja, algumas de nossas razões do porquê
não iremos mais comemorar algumas datas e/ou comemorar de outras formas:
1) As datas
comemorativas foram tomadas por um aspecto muito
comercial (compras, presentes, consumo) e reforçar essa ideia
(do carinho estar necessariamente ligado ao presente) não faz parte dos nossos
objetivos;
2) Dia das mães e
dia dos pais desconsideram a diversidade
das famílias existentes. Tem família que não tem mãe presente, inclusive
temos crianças de abrigo, família que não tem pai, famílias dos mais variados
tipos. Por
que dar tanto valor para o dia Não
seria muito melhor fazer “Dia da Família?” Ou o Dia de quem Cuida de mim? Achamos
que sim e podemos fazer!
3) Segundo a
determinação da Constituição Federal e isto está escrito na lei, a escola pública é laica (sem religião), não professa nenhum
credo oficial e
respeitamos a pluralidade de religiões de nosso povo. Portanto, datas
comemorativas cristãs como Páscoa, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Natal,
embora sejam feriados em nosso país, não serão temas do nosso dia a dia por
também considerarmos que a religião é da
intimidade de cada família e deve
ser tratada em casa, além disso, não
podemos privilegiar uma religião em detrimento da outra. Católicos,
evangélicos, ateus, espíritas, umbandistas, budistas, xamanistas, etc., têm o
direito de ser respeitados pela escola sem nenhum constrangimento ÀS CRIANÇAS E
ÀS SUAS FAMÍLIAS.
Ao invés de fazermos
as orelhinhas de coelho, por exemplo, que elas nem entendem o porquê, não seria
bem melhor e positivo as crianças ganharem
mais este tempo participando de atividades com melecas, musica com violão,
poesias, parlendas, fantoches, mexer na terra, construir engenhocas, ouvir
histórias, fazer teatros, misturar tintas, desafios nos jogos, circuitos,
explorar sucatas, entender sobre alimentação saudável, imaginar, descobrir,
pesquisar assuntos que SEJAM PERTINENTES
A SUA FAIXA ETÁRIA E QUE REALMENTE TRARÃO BENEFÍCIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO
INTEGRAL? Este ano não
comemoramos a Páscoa, mas fizemos muitas outras atividades que as crianças amaram,
muito mais do que as orelhinhas de coelho.
Por que não comemorarmos datas mais
importantes? Dia do Livro, Dia do Deficiente, da Proclamação dos Direitos Das
crianças, Dia da Educação Infantil, que são datas de lutas? Estamos também discutindo
sobre isto na nossa escola. Aceitamos sugestões!!
4) Algumas festas
insistem em colocar as crianças em “apresentações”
que acabam se tornando uma tortura para professoras e crianças: ensaios,
vergonha e recusa em participar e se apresentar, tristeza pela ausência de um
familiar na apresentação, choro, falta de condições financeiras da família em
participar de festas com venda de produto, etc. Podemos brincar muito de cantar e dançar na escola sem ter que passar
por momentos como esse. A intenção da apresentação tem que surgir da própria
criança, e não somente responder a um desejo do adulto. NOSSA FESTA
JUNINA OU REGIONAL ACONTECERÁ INTERNAMENTE. COM TODAS AS CRIANÇAS PARTICIPANDO
DAS BARRACAS DE BRINCADEIRAS TÍPICAS, COMENDO OS LANCHINHOS E DANÇANDO, SE ELAS
QUISEREM, AS MUSICAS DA CULTURA BRASILEIRA. ABRIMOS MÃO DO LUCRO DA FESTA
JUNINA EXTERNA PARA OFERECER ESTA FESTA A TODAS AS CRIANÇAS E QUEREMOS A
FAMÍLIA NA ESCOLA SIM, MAS QUE SEJA NA FESTA DA FAMÍLIA, NA MOSTRA CULTURA, NAS
REUNIÕES COM AS PROFESSORAS, NOS DIFERENTES PROJETOS QUE A ESCOLA PODE
OFERECER... E OLHA, ACEITAMOS SUGESTÕES, VIU?!!
Por essas razões,
entre outras, achamos que muitas das datas que tradicionalmente comemorávamos,
não são mais dias legais para comemorar. Mas isso não significa que somos
pessoas amargas, que não gostamos de festas e não gostamos de comemorar nada.
Muito pelo contrário! Estamos discutindo, e bastante, uma maneira de fazer um calendário REALMENTE significativo para as
crianças e para a comunidade, e que dialogue com nosso Projeto Pedagógico e
as leis Federais e Municipais.
NÂO SERIA MARAVILHOSO FAZER FESTAS SEM MOTIVOS, APENAS
PARA COMPARTILHAR COMIDA, BRINCAR JUNTOS, BRINDAR COM OS AMIGOS O ANIVERSÁRIO
(ESTA FESTA SERIA DE PURA BRINCADEIRA COM TODOS OS GRUPOS JUNTOS, EXPLORANDO OS
ESPAÇOS INTERNOS E EXTERNOS DA ESCOLA, DANÇANDO MUITO COM CRIANÇAS E ADULTOS) E
TER MOMENTOS EM QUE POSSAMOS PARTILHAR COISAS?
O
importante é entender que a escola é sim, lugar de comemoração, mas que seja
uma comemoração inclusiva, consciente, transformadora, um espaço feliz para
todos e todas que aqui partilham de uma vida em comum.
QUE AS CRIANÇAS SEJAM ATENDIDAS NAS SUAS NECESSIDADES E
INTERESSES E NÃO EM ATIVIDADES QUE NÃO FARÃO SENTIDO À ELAS, POIS, NA MAIORIA
DAS VEZES, “FAZ SENTIDO”\ SOMENTE PARA OS ADULTOS.
Estamos à disposição
a outros esclarecimentos e abertos a diálogos. Participe dessa construção
conosco!
(TEXTO ADAPTADO DO BLOG GIRA, CIRANDINHA! DOS
NOSSOS ESTUDOS/ REFLEXÕES REALIZADOS NO CEI E DE DISCUSSÕES EM REUNIÕES
EXTERNAS).
OBRIGADA PELA
ATENÇÃO!
CONTAMOS COM SUA
COMPREENSÃO
CEI PARQUE CASA DE
PEDRA
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