Os Indicadores de
Qualidade da Educação Infantil Paulistana têm como objetivo auxiliar as
equipes de profissionais das Unidades Educacionais, juntamente com as famílias
e pessoas da comunidade, a desenvolver um processo de autoavaliação
institucional participativa que leve a um diagnóstico coletivo sobre a
qualidade da educação promovida em cada Unidade, de forma a obter melhorias no trabalho educativo
desenvolvido com as crianças.
Assim, previstos no calendário escolar, são planejados dois momentos de trabalho coletivo com participação
dos profissionais, das famílias e da comunidade: o primeiro, para a
realização da autoavaliação, este ano será 15/05/17; e o segundo,
para a elaboração do plano de ação, este
ano será 30/06/17, o qual visa
aprimorar aqueles aspectos apontados na autoavaliação que necessitam ser
revistos e melhorados, seja por ações da própria Unidade, seja por medidas
solicitadas a outras instâncias de decisão da administração municipal, das
entidades mantenedoras conveniadas ou de outros órgãos.
Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
adotou nove dimensões de qualidade, descritas a seguir: 1) Planejamento e gestão educacional; 2) Autoria, participação e escuta de bebês e
crianças; 3) Multiplicidade de
experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias; 4) Interações; 5) Relações étnico/raciais e de gênero; 6) Ambientes educativos: tempos, espaços e
materiais; 7) Promoção da saúde e
bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo; 8) Formação e condições de trabalho dos
educadores e das educadoras; 9) Rede de
proteção sociocultural: Unidade Educacional, família/responsáveis, comunidade e
cidade.
Cada grupo deve ler coletivamente o texto introdutório
de sua dimensão. As perguntas
presentes no documento referem-se a ações, atitudes ou situações que mostram
como está a Unidade Educacional em relação ao tema abordado pelo indicador. Em
seguida, deverá debater e responder, também coletivamente, as perguntas de cada
indicador, atribuindo cores às questões a cor verde, amarelo ou
vermellho conforme explicitado abaixo:
• As cores atribuídas às perguntas
ajudarão o grupo a ponderar e decidir qual das três cores reflete com maior
precisão a situação da instituição de Educação Infantil em relação a cada
indicador. A partir das cores atribuídas às perguntas, o grupo avalia
qual cor melhor representa o indicador.
• Ao lado de cada pergunta e cada
indicador, há bolinhas em branco para serem coloridas com as cores atribuídas
pelo grupo. Ao final de cada dimensão há também espaço para registro do
resultado das discussões. Cada um poderá anotar os pontos mais importantes do
debate explicando por que o grupo atribuiu esta ou aquela cor a um determinado
indicador.
• Para o relator, essa é uma tarefa
fundamental e permitirá ao grupo fazer o quadrosíntese (usando cartolina
ou outro papel que será distribuído), registrando o nome da dimensão, seus
respectivos indicadores, as cores atribuídas a cada um deles e o resumo da discussão
de cada indicador. O quadro-síntese deverá ser exposto na plenária.
Após a atribuição de cores para cada bloco de
perguntas, se inicia a discussão e atribuição de cor ao respectivo indicador.
Terminada essa fase do trabalho, o relator do grupo elabora um
quadro-síntese que será apresentado na plenária
Todos os grupos são convidados
para realização da plenária, onde serão entregues os cartões coloridos e um
grupo por vez será chamado para expor aos demais presentes os resultados
(cores) de sua avaliação, com base no quadro-síntese.
Na plenária, os presentes podem se manifestar
por meio de intervenções orais e/ ou uso dos cartões coloridos. Mudanças nas
cores dos quadros-síntese trazidas pelos grupos podem ocorrer (e são
bem-vindas) durante a plenária.
Finalizada esta etapa, a comunidade e a equipe
escolar terão um retrato sobre os pontos fortes e os desafios a serem enfrentados
pela Unidade Educacional tendo assim encerrado do trabalho do primeiro momento
e todos serão convidados a participarem da próxima reunião para a elaboração
do plano de ação.
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