sexta-feira, 12 de maio de 2017

ORIENTAÇÕES PARA REUNIÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA

Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana têm como objetivo auxiliar as equipes de profissionais das Unidades Educacionais, juntamente com as famílias e pessoas da comunidade, a desenvolver um processo de autoavaliação institucional participativa que leve a um diagnóstico coletivo sobre a qualidade da educação promovida em cada Unidade, de forma a obter melhorias no trabalho educativo desenvolvido com as crianças.

Assim, previstos no calendário escolar, são planejados dois momentos de trabalho coletivo com participação dos profissionais, das famílias e da comunidade: o primeiro, para a realização da autoavaliação,  este ano será 15/05/17; e o segundo, para a elaboração do plano de ação, este ano será 30/06/17,  o qual visa aprimorar aqueles aspectos apontados na autoavaliação que necessitam ser revistos e melhorados, seja por ações da própria Unidade, seja por medidas solicitadas a outras instâncias de decisão da administração municipal, das entidades mantenedoras conveniadas ou de outros órgãos.

Os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana adotou nove dimensões de qualidade, descritas a seguir:  1) Planejamento e gestão educacional;  2) Autoria, participação e escuta de bebês e crianças;  3) Multiplicidade de experiências e linguagens em contextos lúdicos para as infâncias;  4) Interações;  5) Relações étnico/raciais e de gênero;  6) Ambientes educativos: tempos, espaços e materiais;   7) Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo;   8) Formação e condições de trabalho dos educadores e das educadoras;  9) Rede de proteção sociocultural: Unidade Educacional, família/responsáveis, comunidade e cidade.

Cada grupo deve ler coletivamente o texto introdutório de sua dimensão.  As perguntas presentes no documento referem-se a ações, atitudes ou situações que mostram como está a Unidade Educacional em relação ao tema abordado pelo indicador. Em seguida, deverá debater e responder, também coletivamente, as perguntas de cada indicador, atribuindo cores às questões a cor verde, amarelo ou vermellho conforme explicitado abaixo:


As cores atribuídas às perguntas ajudarão o grupo a ponderar e decidir qual das três cores reflete com maior precisão a situação da instituição de Educação Infantil em relação a cada indicador. A partir das cores atribuídas às perguntas, o grupo avalia qual cor melhor representa o indicador.
Ao lado de cada pergunta e cada indicador, há bolinhas em branco para serem coloridas com as cores atribuídas pelo grupo. Ao final de cada dimensão há também espaço para registro do resultado das discussões. Cada um poderá anotar os pontos mais importantes do debate explicando por que o grupo atribuiu esta ou aquela cor a um determinado indicador.
Para o relator, essa é uma tarefa fundamental e permitirá ao grupo fazer o quadrosíntese (usando cartolina ou outro papel que será distribuído), registrando o nome da dimensão, seus respectivos indicadores, as cores atribuídas a cada um deles e o resumo da discussão de cada indicador. O quadro-síntese deverá ser exposto na plenária.

Após a atribuição de cores para cada bloco de perguntas, se inicia a discussão e atribuição de cor ao respectivo indicador. Terminada essa fase do trabalho, o relator do grupo elabora um quadro-síntese que será apresentado na plenária

Todos os grupos são convidados para realização da plenária, onde serão entregues os cartões coloridos e um grupo por vez será chamado para expor aos demais presentes os resultados (cores) de sua avaliação, com base no quadro-síntese.

Na plenária, os presentes podem se manifestar por meio de intervenções orais e/ ou uso dos cartões coloridos. Mudanças nas cores dos quadros-síntese trazidas pelos grupos podem ocorrer (e são bem-vindas) durante a plenária.

Finalizada esta etapa, a comunidade e a equipe escolar terão um retrato sobre os pontos fortes e os desafios a serem enfrentados pela Unidade Educacional tendo assim encerrado do trabalho do primeiro momento e todos serão convidados a participarem da próxima reunião para a elaboração do plano de ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario.